“É uma água, por favor.” Um simples pedido que se tornou mais complexo. A água não é “só” água e a prova está nas mais de 50 referências de águas no primeiro bar de águas em Portugal.

Se uma alimentação variada é importante, variar o tipo de água que bebemos também. A Lev, marca de nutrição portuguesa, cria agora um bar onde cada água tem propriedades diferentes.

O Water by Lev é o primeiro na Europa. Tem portas abertas no Saldanha, no Amoreiras, na Expo e em Miraflores e fora da capital as águas encontram-se no Porto, Guimarães e Aveiro.

O QUE É QUE ESTAS ÁGUAS TÊM DE DIFERENTE?

Há com e sem gás, com aromas naturais e com propriedades que contribuem para fins terapêuticos. E o que não têm? Açúcares, corantes e conservantes.

Algumas são indicadas para quem está a emagrecer – como é o caso Raw, uma água da Dinamarca e a mais alcalina do mundo (pH de 9,38) – ou para quem tem prisão de ventre, sendo indicada a água austríacas Mehrner Quelle, rica em magnésio e minerais.

Há também águas para atletas ou águas para melhorar a digestão. As diferenças de cada água são analisadas pelo primeiro sommelier de águas no mundo, Alexis Durand, que trabalha com o Water by Lev.

Quanto às águas com sabores – sem açúcar – as opções vão desde à água com menta, passando pela de lima, tangerina, limão e pepino, até à água de toranja.

“A ÁGUA DEVE SER TRATADA COMO UM VINHO”

É Cyril Decoret – dono da Lev – quem o afirma. O empreender da marca explica em entrevista à Evasões que o feedback dos portugueses tem sido positivo.

Cyril refere: “As pessoas começam a perceber que as águas são todas diferentes, e começam a interessar-se mais.”

As propriedades da água são completamente diferentes das do vinho, mas devem ser vistas da mesma forma na medida em que é preciso provar e analisar as características em termos de sabor e cor. No caso das águas, este processo é mais minucioso.

LÊ TAMBÉM: 5 SUGESTÕES DE PRESENTES PARA O DIA DO PAI

“É A CARTA DE ÁGUAS, POR FAVOR”

O pedido que se vai banalizar. E a marca já está preparada para acrescentar novidades à carta. Uma delas é a nova gama de black water: águas com carvão ativo.

Para já a preferida é a Nº1 Rosemary Water Sparkling: é italina, tem um pH de 7.5, e é feita com um extrato de alecrim puro com inúmeras propriedades medicinais, como melhor memória e funcionamento do sistema sanguíneo. A água com gás tem 6 kcal por 75cl.

O preço das águas varia entre os os 1,75 euros e os 12 euros.