Poucas conversas são mais recorrentes do que tentar explicar a utilidade de um novo gadget ao nosso pai. Perguntas como “porque é que preciso de mais resolução?” ou “para que é que isso serve?” surgem quase imediatamente.

Para este Dia do Pai, (19 de março) decidimos pôr de lado as meias (ficam para o ano) e oferecer algo tão útil que nunca mais vão querer voltar atrás. Se precisas de inspiração, aqui estão algumas ideias para todos os orçamentos:

Cartão pré-pago Netflix/Spotify

Imagem: Unsplash

Provavelmente já tentaram converter os vossos pais à avalanche de series e filmes da Netflix ou ao mundo de playlists personalizadas da Spotify. Se não foram bem sucedidos, talvez dar uma experiência hands-on resolva esse problema.

Pelo preço de um álbum ou DVD, podem dar acesso a um poço infindável de conteúdos acessíveis instantaneamente em qualquer lado. Dito assim, até vai parecer magia.

Estes cartões podem ser encontrados em lojas Fnac, Worten e muitas outras.

Localizador Tile

Tile Slim e Tile Mate

Imagem: Tile

Esta entrada é dedicada a todos os pais que já reviraram a casa à procura da chave do carro, para depois a encontraram no bolso do casaco.

Os Localizadores Tile começam por apenas 25 euros, e podem ser comprados em pack para distribuir por vários objetos. Com um pequeno porta-chaves destes, até o pai mais distraído pode encontrar o que quiser a partir do telemóvel (e vice-versa, para quando este cai entre as almofadas do sofá).

Vêm em três modelos: dois deles (Mate e Pro) são porta-chaves com uma pilha substituível. O modelo Slim é ideal para carteiras ou documentos. Tem uma bateria integrada, mas pode ser substituída periodicamente por um preço reduzido.

Para além de encontrar objetos por perto, a aplicação Tile usa a comunidade para localizar objetos perdidos quando algum utilizador passa por perto.

Google Chromecast

Este pequeno dispositivo da Google (Google Store) é a forma mais fácil e acessível de abrir qualquer ecrã ao mundo de aplicações e serviços que já usam nos smartphones e computadores lá de casa (incluindo o Spotify e Netflix, se quiserem combinar com os cartões pré-pagos mencionados acima).

Depois de configurarem, basta encontrar o botão “Cast” nas aplicações que já usam, ou usar a aplicação Google Home para decidir o que ver a seguir.

Altifalante Bluetooth

Coluna Bluetooth Sony SRS-XB10

Imagem: Sony

Estes pequenos altifalantes sem fios são perfeitos para trazer música a qualquer lado, dentro ou fora de casa. Se querem um modelo económico, compacto e resistente aos elementos, o Sony SRS-XB10 (Fnac.pt) é uma boa opção para ter na mala, e encontra-se por menos de 50 euros.

Kit Bluetooth para carro

iClever Himbox HB01

Imagem: iClever

Ainda no mundo do áudio, podem aproveitar a ocasião para modernizar o carro da família, caso lhe faltem opções de conectividade modernas. Com um recetor Bluetooth, podem ter todos os vossos artistas e podcasts via streaming em qualquer sistema de som com um cabo AUX.

O Himbox HB01 (Amazon.es) é o modelo mais recomendado nesta categoria, e com boa razão. Por cerca de 30 euros, oferece boa conectividade, botões para controlo rápido e acesso ao assistente de voz do smartphone.

O adaptador AC incluído tem várias portas USB para carregar dois dispositivos durante a viagem, para além de fornecer energia ao recetor.

Se quiserem ainda usar navegação, podem juntar com um clip para segurar o telemóvel (com a consequência de vos abordarem à espera que sejam da Uber).

Lê também: ‘Começar do Zero’: Programa da TVI questiona “o que precisamos para sermos felizes?”