One Day at a Time, a série de comédia que encantou os críticos foi cancelada. A Netflix anunciou esta quinta-feira (14), através da sua conta de Twitter, que não iria renovar a série para uma quarta temporada. O serviço de streaming justificou a decisão alegando que as audiências não eram suficientes para continuar com a mesma.

A terceira temporada da comédia que conta a vida da família Alvarez estreou no passado dia 8 de fevereiro. Embora seja produzida pela Sony Pictures Television, a sua distribuição era feita pela gigante Netflix.

Assim que a notícia do cancelamento veio a público, a intenção dos criadores — e da Sony Pictures Television — foi tentar arranjar outra plataforma/canal interessado em continuar com a série. Contudo, esta pode revelar-se uma tarefa difícil, uma vez que a Netflix detém os direitos das primeiras três temporadas.

Entretanto, os fãs começaram, também, a manifestar o seu desagrado com o fim de One Day at a Time. Desde figuras públicas, como Lin-Manuel Miranda e Karamo Brown, a fãs anónimos, multiplicam-se os comentários e os “pedidos de ajuda”. No Twitter, a hashtag #SAVEODAAT está no topo das mais usadas desde que o cancelamento foi tornado público.

 

Abordar temáticas complicadas com uma boa dose de humor

One Day at a Time chegou ao público em 2017, pelas mãos de Mike Royce e Gloria Caldéron Kellet. Baseada na série homónima, produzida pela CBS nos anos 70, desde o início que a comédia contou com a ajuda do criador original, Norman Lear, como produtor executivo.

A série conta a história dos Alvarez e do seu jovem senhorio, Schneider. Os Alvarez são uma família de origem cubana, a viver em Los Angeles. Gloria Alvarez é uma ex-militar que sofre de Síndrome de Stress Pós-Traumático, divorciada e mãe de dois filhos: Elena e Alex. Para além de cuidar da casa e trabalhar, Gloria ainda tem de lidar com os problemas “típicos” dos adolescentes. Nesta tarefa complicada, conta com a ajuda da mãe, Lydia, uma cubana cheia de garra e energia. Com muitas outras personagem e risos à mistura, One Day at a Time retrata as peripécias de uma família unida, divertida e fiel às suas raízes.

Os fãs foram sendo conquistados  pela capacidade da série abordar temas sociais complicados com uma boa dose de humor. Questões como xenofobia, imigração, homofobia, alcoolismo, drogas e problemas psiquiátricos foram uma constante ao longo das três temporadas. De acordo com o site Hollywood Reporter, One Day at a Timetem uma classificação impressionante de 98% entre os críticos e 91% de audiências em RottenTomatoes.com“.

Até que o futuro da série seja claro, os fãs podem continuar a ver as primeiras três temporadas, através do serviço de streaming Netflix.

Lê também: O Desaparecimento de Madeleine McCann: Documentário da Netflix chega esta sexta feira