Começar do Zero é o nome do novo programa da TVI, com estreia marcada para este domingo (17), após o Jornal das 8. A nova grande aposta da TVI é uma adaptação do programa Stripped, da Bravo TV.

Descrito como “uma grande experiência social“, o novo formato da TVI coloca vários concorrentes à prova. Os participantes terão que superar diversos desafios para regressarem à sua vida “normal“, pois o grande mote do programa é, nada mais, nada menos, do que tentar viver sem nada. Os concorrentes irão perder todos os seus bens, incluindo as peças de roupa e, para os recuperar, terão que passar por várias aventuras e acontecimentos inesperados.

Será que precisamos de tudo o que consumimos para sermos mais felizes? É preciso ter 20 casacos ou três telemóveis que não usamos em casa? De que é que realmente não podemos prescindir?” explica o canal no seu site oficial.

No passado domingo (10), a TVI exibiu uma apresentação antes da estreia do reality-show Quem Quer Casar com o Meu Filho?. O especial alcançou uma média de pouco mais de um milhão de telespectadores (11,2% de audiência média) e 21,5% de share, tendo vice-liderado contra a estreia de Quem Quer Namorar com o Agricultor?, da SIC.

Os participantes

Anteriormente apelidado de Contentor, Começar do Zero arranca com a participação de nove concorrentes.

Duas irmãs gémeas irão mostrar ao país como se vive sem nada. Motivadas pelo facto de se considerarem demasiado viciadas nas redes sociais e no consumo, as irmãs — que dizem quase nunca se falarem durante o dia — tentarão inverter essa tendência, rompendo de vez com o estilo de vida que têm levado até aqui. “Fiz uma média e passo ao telefone cinco horas e meia por dia. Fiquei assustada“, diz uma delas.

Um grupo de três amigos aceitou, igualmente, o desafio da TVI, para provarem que conseguem superar qualquer tipo de desafios que lhes sejam propostos. Existe ainda um casal que se inscreveu com o objetivo de mostrar aos filhos como é fácil viver num mundo sem tecnologias: “Vai-nos juntar mais“, dizem.

Os nove participantes do formato irão contar com a solidariedade alheia. O casal ficará abraçado no armário, as gémeas andarão com nada mais do que um tapete a tapar as partes íntimas, e os amigos procurarão lenha e objetos no lixo, para se taparem numa primeira fase, enquanto partem na aventura da conquista dos seus bens, que se encontram guardados num contentor a um quilómetro de distância.

A TVI e a Shine Iberia apresentam esta nova experiência social que seguirá a vida de vários participantes, todos os domingos, após o Jornal das 8. Começar do Zero estreia já dia 17.

Lê também: “O Preço Certo” celebra emissão 3500 com programa especial