Encontrar o amor na televisão está na moda e dois dos canais generalistas não quiseram ficar de fora. Quem Quer Namorar com o Agricultor? e Quem Quer Casar com o Meu Filho? são as apostas da SIC e da TVI, respetivamente, que estrearam este domingo (10). Ambos os formatos foram para o ar em horário nobre e em guerra direta de audiências. Quem Quer Namorar com o Agricultor? foi o grande vencedor da noite.

Depois de anunciada a estreia do formato britânico Quem Quer Namorar com o Agricultor?, na SIC,  para domingo à noite, a TVI não quis ficar atrás. A estação de Queluz de Baixo decidiu que Quem Quer Casar com o Meu Filho? iria para o ar no mesmo dia, ao invés do inicialmente programado para a noite de sábado (9).

Ambos os programas convidam cinco homens a escolher a sua alma gémea de entre as concorrentes. Estes sucessos além-fronteiras contam, já, com inúmeras adaptações. São mais de 30 os países onde a febre de encontrar o amor na TV já chegou. Entre eles encontram-se França, Espanha, Austrália e Canadá, e tantos outros.

LÊ TAMBÉM: SIC VS TVI – QUEM FARÁ O MELHOR CASAMENTO AO DOMINGO À NOITE?

Embora os formatos apresentem semelhanças, a escolha dos espectadores portugueses foi óbvia. Quem Quer Namorar com o Agricultor? liderou, em absoluto, o horário nobre — com 30,8% de share e, em média, 1 milhão e 482 mil espectadores. O programa, apresentado por Andreia Rodrigues, foi, também, o favorito do público feminino e de todas as faixas etárias acima dos 15 anos.

Já o programa apresentado por Leonor Poeiras teve, em média, cerca de menos 300 mil espectadores que o formato rival. Quem Quer Casar Com o Meu Filho? conseguiu 24,9% do share e foi o quarto programa mais visto do dia. O segundo e o terceiro lugar da noite pertenceram ao O Jornal das 8 e Começar do Zero (Especial), ambos na TVI. Contudo, estes resultados não foram suficientes para que o canal fosse o mais visto em horário nobre.

Depois do sucesso da estreia, Quem Quer Namorar com o Agricultor? vai ter diários de segunda a sexta-feira. Aos domingos volta a edição especial, sendo que Quem Quer Casar com o Meu Filho? regressa também no mesmo horário.