Chama-se Parqist e é a nova aplicação portuguesa que promete dar fim às horas intermináveis em busca de um lugar para estacionar o carro.

Criada pelo engenheiro mecânico Pedro Fraga, aluno do programa MIT Portugal no Instituto Superior Técnico, em conjunto com outras três pessoas, a Parqist tem como base um sistema de colaboração gratuito.

Isto é, ao registar-se na aplicação, o utilizador recebe de imediato três Parqs, a moeda virtual da app, consequentemente sempre que encontrar um lugar de estacionamento através aplicação um Parq é descontado.

Em entrevista à NiT, Pedro Fraga explica o que o facto de passar horas à procura de estacionamento junto da faculdade foi o que o motivou a conceber a app, acrescentado que  “Durante o tempo em que andei às voltas, concebi vários conceitos para resolver este pesadelo diário. Algumas semanas depois, quando finalmente limei as arestas do projeto, comecei a programar a aplicação nos meus tempos livres. Acabei um protótipo muito simples e formei uma equipa com mais três pessoas (Diana Mota, Fabrício Monteiro e Rute Rasga)”.

Fotografia: Pexels

A Parqist funciona de um modo bastante simples, e o Espalha-Factos explica-te assim o modo de utilização.

Primeiramente, o utilizador tem de partilhar na app a localização do carro e definir quando deixará o lugar de estacionamento livre (o número de horas que ficará estacionado.). Mais tarde, quando o usuário regressar ao carro deverá também alterar o seu status para “in the car“, de modo a avisar os outros utilizadores que o espaço irá vagar.

Relativamente aos utilizadores que procuram lugar, estes devem seleccionar um dos marcadores no mapa da aplicação, sendo que cada um deles representa uma vaga disponibilizada por um usuário da Parqist com o qual poderá estabelecer uma troca com outros usuários, o que nos leva ao último passo. Após seleccionar a vaga, o utilizador terá de enviar  as informações do seu carro para quem vai disponibilizar a vaga. Ao chegar ao local é a troca é realizada.

LÊ TAMBÉM: MODALISBOA INSIGHT: UM REGRESSO ÀS ORIGENS

É ainda importante acrescentar que para ser possível reservar um lugar de estacionamento, o utilizador tem de Parqs suficientes para tal.  Quem cede o lugar também recebe pontos de experiência (Parqs) que permitem obter prioridade sobre outros utilizadores, quando houver disputa pela mesma vaga.

O principal objetivo da Parqist é criar uma comunidade que assinale lugares de estacionamento livres, permitindo que outros utilizadores na mesma área saibam quais os espaços que estão desocupados em determinado momento e, assim, facilitar a circulação, sobretudo, nas grandes cidades.

A aplicação está disponível desde do dia 25 de Fevereiro, no entanto de momento apenas está disponível para o sistema Android.