Decorre nos próximos dias 7, 8, 9 e 10 e Março mais uma edição da ModaLisboa Insight, no Pavilhão Carlos Lopes, em Lisboa, que vai novamente contar com as Fast Talks, um espaço de debate acerca do mundo da moda que permite trocar ideias, partilhar testemunhos, cruzar experiências e refletir sobre os desafios que criadores, criativos e todos os interlocutores de moda tem de enfrentar e acompanhar.

Este ano, as Fast Talks têm como tema Fashion and Experiences focando-se na consciência global e no tema da sustentabilidade, que, cada vez mais, têm assumido um papel fundamental na indústria da moda.

Neste sentido, a ModaLisboa lançou um guia de boas práticas,que tem como objetivo tornar não só este evento, mas também a moda nacional mais sustentável e amiga do ambiente. Neste guia – que o Espalha-Factos te deixa aqui – é possível veres a política de sustentabilidade defendida pela ModaLisboa, uma lista de materiais e produtos amigos do ambiente e também algumas regras, seguidas pelo evento.

LÊ TAMBÉM: STRAVAGANT WEEKEND: STRADA OUTLET VAI PRATICAR PREÇOS AINDA MAIS BAIXOS

Este debate vai contar com a presença de quatro profissionais, reconhecidos a nível nacional, mas também internacional: Catherine da Silveira, professora de Marketing de Luxo e Moda e Gestão de Marcas na Nova School of Business & Economics, a designer brasileira Flávia Aranha, Julien da Costa, repórter de moda e Miguel Bento, cenógrafo português. Estes profissionais irão debater sobre a questão da moda consciente, moderados por Joana Barrios, autora do blog TRASHÉDIA.

Fotografia: Divulgação

Relativamente à restante programação, de 8 a 10 de Março o Espaço Checkpoint , localizado no exterior do pavilhão, irá também disponiblizar masterclasses lecionadas por Flávia Aranha, Jéssica Michault sobre a comunicação de moda e social media, Ayres Gonçalo e de João Meneses e Mafalda Evangelista, membros do Concelho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável.

Para além destes debates, a ModaLisboa é também conhecido por dar espaço à emergência de novos talentos, deste modo, nos dia 8, 9 e 10 de Março, a acompanhar estas masterclasses, haverá também a Bolha Atelier Live, um espaço de criação, colaboração e partilha multidisciplinar entre as residentes do projeto A Avó Veio Trabalhar e alguns artistas convidados a costumizar uma peça durante o evento.