Tweet a tweet, as emoções da Grande Final do Festival da Canção 2019 estão no Espalha-Factos. A análise, os comentários e as reações a cada movimento na noite que escolhe o representante português no Festival Eurovisão da Canção.

Portugal, vencedor da Eurovisão apenas uma vez, procura novamente chegar ao primeiro lugar, com a administração da RTP a assumir como objetivo voltar a receber o maior concurso musical do mundo. Conan Osíris tem sido apontado consistentemente como o favorito do público, mas terá ainda de enfrentar uma noite de votações e o crivo exigente do júri regional, que pode mudar tudo.

O velhinho 50/50 volta a entrar em ação, com jurados distribuídos por sete regiões diferentes: Norte, Centro, Lisboa, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira. O júri escolhido pela RTP tem fortes ligações à música e produção artística, tendo a responsabilidade de metade da votação. O televoto representa a outra metade, com as chamadas a decorrerem desde a segunda-feira passada.

Vê aqui o acompanhamento, no Twitter, dos melhores momentos da noite. Os comentários são do  Pedro Miguel Coelho (@pmcoelho), e tu também podes participar utilizando a hashtag #EFestival ou respondendo aos nossos tweets.

Lê também:
will.i.am

Will.i.am quer vencedor do ‘The Voice’ a representar Reino Unido na Eurovisão

Will.i.am, cantor e jurado na edição britânica do The Voice, defende que o representante do Reino Unido na Eurovisão passe a ser escolhido através do talent-show.

0 comments
Conan Osiris Eurovisão

Conan Osiris vence prémio de pior indumentária em palco

Conan Osiris é o vencedor do Barbara Dex Award, atribuído anualmente aos participantes da Eurovisão que se destacam negativamente pela roupa que utilizam.

0 comments
Eurovisão

Eurovisão: Erros provocam alteração das pontuações dias depois da Final

No ano de todos os percalços, a União Europeia de Radiodifusão (UER) foi obrigada a emitir um comunicado em que reviu as pontuações dos jurados da Eurovisão. Um erro humano gerou atribuição incorreta de classificações por parte da Bielorrússia.

1 comment

Eurovisão: três emissoras holandesas preparam-se para organizar o evento

Os Países Baixos foram os vencedores do Eurovision Song Contest 2019, em Telavive. Como já é tradição, a pasta foi passada do atual país organizador para o futuro e há a possibilidade de em 2020 o evento ser uma co-produção entre três emissoras de televisão holandesas. Conteúdos relacionados:

0 comments
Duncan Laurence Eurovisão

Duncan Laurence: Um desconhecido que se tornou estrela

Duncan Laurence ganhou a Eurovisão 2019 pelos Países Baixos, em Telavive. Desde a revelação do videoclip, e consequentemente da canção, Arcade tornou-se um sucesso e deu favoritismo a Duncan, que acabou mesmo por vencer o certame. O Espalha-Factos traça o perfil do vencedor da Eurovisão. Duncan Laurence começou a sua carreira na área da música na Academia de […]

0 comments