IMDb

Alejandro G. Iñárritu é o próximo presidente do júri do Festival de Cannes

Depois de o filme mexicano Roma (2018) ter brilhado na noite dos Oscars do passado domingo, o conceituado realizador Alejandro G. Iñárritu tornou-se no primeiro cineasta do país a presidir o júri do Festival de Cannes. A notícia foi anunciada pelo próprio esta quarta-feira.

Cannes é um festival que tem sido importante para mim desde o começo da minha carreira“, assumiu o realizador responsável por The Revenant: O Renascido (2015), e pelo vencedor do Oscar de Melhor Filme de 2015, Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) (2014).

Lembra: Birdman: Um Artista em Decadência

Para além de admitir que sente orgulho em presidir o júri do festival de cinema francês, revela que a excitação que sente por regressar à competição se deve muito ao facto de o cinema bombear em nós como o sangue nas nossas veias, e de esta competição ser como um coração do mundo.

“Nós no júri teremos o privilégio de testemunhar o novo trabalho excelente de companheiros cineastas de todo o mundo. Esta é uma responsabilidade verdadeiramente prazerosa que assumiremos com paixão e devoção”, comentou Iñárritu, em nome da sua equipa.

O presidente do festival, Pierre Lescure, e o seu diretor artístico, Thierry Frémaux, caracterizaram Iñárritu como “um realizador atrevido e cheio de surpresas“. Evidenciaram que o Festival de Cannes abraça todos os tipos de cinema, canalizando a edição deste ano para uma celebração do cinema mexicano, graças ao novo presidente do júri.

Alejandro G. Iñárritu é detentor de quatro Oscars da Academia, entre eles dois no campo da realização pelos filmes acima referidos.

Lembra: The Revenant: O Renascido – a longa jornada de uma vingança

No festival que vai agora presidir, já alcançou cinco prémios, merecendo destaque o de Melhor Realizador por Babel (2006). O filme é a última obra da sua Trilogia da Morte (2000-2006), que conta ainda com Amor Cão (2000) e 21 Gramas (2003).

Já foram também presidentes do júri do Festival de Cannes nomes como Fritz Lang, Bernardo Bertolucci ou Francis Ford Coppola.

O Festival de Cannes 2019 arranca a 14 de maio e vai até ao dia 25 do mesmo mês.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
'New Amsterdam'
‘New Amsterdam’ cancela episódio focado em pandemia