Depois de o filme mexicano Roma (2018) ter brilhado na noite dos Oscars do passado domingo, o conceituado realizador Alejandro G. Iñárritu tornou-se no primeiro cineasta do país a presidir o júri do Festival de Cannes. A notícia foi anunciada pelo próprio esta quarta-feira.

Cannes é um festival que tem sido importante para mim desde o começo da minha carreira“, assumiu o realizador responsável por The Revenant: O Renascido (2015), e pelo vencedor do Oscar de Melhor Filme de 2015, Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) (2014).

Lembra: Birdman: Um Artista em Decadência

Para além de admitir que sente orgulho em presidir o júri do festival de cinema francês, revela que a excitação que sente por regressar à competição se deve muito ao facto de o cinema bombear em nós como o sangue nas nossas veias, e de esta competição ser como um coração do mundo.

“Nós no júri teremos o privilégio de testemunhar o novo trabalho excelente de companheiros cineastas de todo o mundo. Esta é uma responsabilidade verdadeiramente prazerosa que assumiremos com paixão e devoção”, comentou Iñárritu, em nome da sua equipa.

O presidente do festival, Pierre Lescure, e o seu diretor artístico, Thierry Frémaux, caracterizaram Iñárritu como “um realizador atrevido e cheio de surpresas“. Evidenciaram que o Festival de Cannes abraça todos os tipos de cinema, canalizando a edição deste ano para uma celebração do cinema mexicano, graças ao novo presidente do júri.

Alejandro G. Iñárritu é detentor de quatro Oscars da Academia, entre eles dois no campo da realização pelos filmes acima referidos.

Lembra: The Revenant: O Renascido – a longa jornada de uma vingança

No festival que vai agora presidir, já alcançou cinco prémios, merecendo destaque o de Melhor Realizador por Babel (2006). O filme é a última obra da sua Trilogia da Morte (2000-2006), que conta ainda com Amor Cão (2000) e 21 Gramas (2003).

Já foram também presidentes do júri do Festival de Cannes nomes como Fritz Lang, Bernardo Bertolucci ou Francis Ford Coppola.

O Festival de Cannes 2019 arranca a 14 de maio e vai até ao dia 25 do mesmo mês.