Está a ser um fim de mês muito agitado na guerra de audiências entre SIC e TVI. Ao ver a liderança de fevereiro em risco, a estação de Queluz não hesitou em fazer várias mudanças na sua grelha para conseguir ultrapassar a SIC num sprint final.

A estação da Media Capital foi líder nesta segunda-feira, com 19,8% de share contra 18,6% da SIC e 10,8% da RTP1. Assim, a TVI conseguiu subir a sua média mensal para os 18,4%, igualando a SIC nestes 25 dias do mês de fevereiro.

As mudanças mais profundas foram à tarde, com a suspensão de A Tarde é Sua. A TVI apostou numa autêntica maratona da novela mexicana Maria Madalena, com resultados positivos. O primeiro episódio, exibido às 14h29, obteve 2,9% de audiência e 16,8% de share, tendo perdido para o especial de Linha Aberta da SIC (3,8% / 21,8%).

A diferença esteve no segundo episódio de Maria Madalena, que arrancou às 15h26 e se prolongou para lá das 17h. A novela manteve os 2,9% de audiência mas subiu o share para 18,9%, valores acima dos habitualmente registados no horário, ficando à frente da SIC.

Fátima Lopes manteve-se em antena com o programa Conta-me Como És. A entrevista gravada a Mickael Carreira fez a TVI cair para segundo lugar, com 3,1% / 15,8%, perdendo para o talk show de Júlia Pinheiro.

Também no final de tarde houve novidades. First Dates foi “despromovido” para as 18h16, dando lugar a uma nova temporada de Apanha se Puderes na faixa das 19 horas, com Rita Pereira a substituir Cristina Ferreira.

O dating show liderou no novo horário, com 510 mil espectadores (5,3% / 17,5%). Avenida Brasil ainda conseguiu alguns momentos de liderança, mas em média ocupou o segundo lugar com 4,7% / 16,0%.

A nova temporada de Apanha se Puderes não foi tão bem sucedida, tendo-se ficado pelo terceiro lugar no horário. Cerca de 643 mil espectadores (6,6% / 16,1%) viram o concurso da TVI, abaixo dos 685 mil (7,1% / 17,3%) de O Carro do Amor e dos 754 mil (7,8% / 19,5%) de O Preço Certo.

Maria Cerqueira Gomes e Manuel Luís Goucha - Você na TV!

Fotografia: TVI / Divulgação

Você na TV! ameaça Cristina pela primeira vez

Outro dos factores decisivos para a liderança da TVI nesta segunda-feira foi a subida do Você na TV!, que conseguiu o melhor resultado desde a estreia de O Programa da Cristina.

O talk show de Manuel Luís Goucha e Maria Cerqueira Gomes teve uma audiência média de 314 mil espectadores (3,2%) e um share de 24,1%. Cristina Ferreira manteve a liderança das manhãs mas teve um dos seus resultados mais baixos, com 3,9% de audiência (375 mil espectadores) e 27,9% de share.

A entrevista a Luísa Abreu, irmã de Luciana Abreu, foi um dos pratos fortes do Você na TV! desta segunda-feira, conseguindo mesmo superar os 30% de share e roubar a liderança à SIC na reta final do programa. O programa da TVI teve também alguns momentos de liderança após as 11 horas, aproveitando um intervalo da SIC.