No dia 7 de março, o Teatro Nacional São João (TNSJ), no Porto, comemora 99 anos de existência com iniciativas pela cidade e visitas guiadas de entrada gratuita pelos bastidores.

A celebração do aniversário começa logo pela manhã, com a projeção de um vídeo que contém 100 imagens dos últimos 25 anos da instituição em locais emblemáticos da cidade, nomeadamente as praças da Batalha e dos Leões, o Largo da estação do metro da Trindade e o Estádio do Dragão.

No dia em que cumpre 99 anos, o TNSJ aproveita também para revelar as linhas gerais da programação do próximo ano. Agendada para as 18h30, a sessão de apresentação do centenário é aberta ao público e conta com a presença de Pedro Sobrado, presidente do conselho de administração, e Nuno Cardoso, diretor artístico da instituição.

Logo após a apresentação do programa dos 100 anos, o público é convidado a embarcar numa visita guiada, de entrada gratuita, pelo monumento nacional projetado pelo arquiteto Marques da Silva.

Sob o nome de ‘Das Tripas, Coração’, a iniciativa oferece uma oportunidade para conhecer os bastidores do TNSJ, desde a sala de ensaios até aos camarins dos atores, passando também pelas zonas técnicas.

Conduzidos por uma trupe de 24 intérpretes, os participantes serão repartidos em 8 grupos de 25 elementos cada.

De entre as paragens incluídas no percurso, sobressaem “locais onde estarão a ser interpretados ‘estilhaços’ de 24 espetáculos produzidos pela Casa, como Ubu’s, de Alfred Jarry; Alma, de Gil Vicente, ou As Lições, de Eugène Ionesco”, adianta em comunicado a instituição promotora do evento.

No final da visita, o público tem ainda oportunidade para assistir, em primeira mão, a um momento do ensaio de O Resto Já Devem Conhecer do Cinema, de Martin Crimp, cuja estreia está marcada para o dia 27 de março, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Teatro.

Lê também: De T.S. Elliot para a Companhia de Teatro de Almada, Os Gatos sobem ao palco este Carnaval