Oscars
Freddie Mercury, Rami Malek | Foto: Divulgação

Oscars 2019: Afro-americanos em destaque nos prémios para atores e atrizes

Durante a cerimónia dos Oscars, Rami Malek, Regina King e Mahershala Ali foram galardoados pelas suas interpretações em Bohemian Rhapsody, If Beale Street Could Talk e Green Book, respetivamente. Mas se a vitória individual já representou muito para cada ator, a vitória coletiva marcou um passo importante na representação racial em Hollywood.

A conquista do trio marcou a primeira vez na história da Academy Awards no qual a maioria dos vencedores nas principais categorias de atores foram afro-americanos. Entre eles contamos com Regina King, que nesta primeira nomeação venceu a categoria de Melhor Atriz Secundária. A estrela representa uma matriarca de ferro numa adaptação de James Baldwin.

Lê também: Oscars 2019 – A história continua a ser contada pelos vencedores

E ainda a interpretação de um pianista de jazz, por Ali Mahershala, em Green Book. Que os tornou o 17.º e 18.º atores negros vencedores nos prémios da Academia. Rami Malek, de ascendência egípcia, conquistou o Óscar de melhor ator pela sua interpretação de Freddie Mercury.

https://www.youtube.com/watch?v=EsqCv7-Bk-4

Até a cerimónia de domingo o número mais elevado de atores de cor a ganhar na mesma cerimónia tinha sido de dois, com a vitória de Ali e Viola Davis nos Oscars de 2017. A mais recente vitória de Ali tornou-o o primeiro ator negro a levar para casa duas vitórias na mesma categoria.

https://www.youtube.com/watch?v=MHiEzs21n0I

Pelos anos que passaram contamos com outras cerimónias onde mais do que um ator de cor venceu na mesma cerimónia. Em 2007 com a vitória de Forest Whitaker e Jennifer Hudson, em 2005 com Jamie Foxx e Morgan Freeman e em 2001, com Denzel Washington e Halle Berry.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
'Red, White and Blue' da coleção 'Small Axe'
‘Small Axe’: ‘Red, White and Blue’ chega à HBO