A plataforma de streaming da HBO chegou em fevereiro a Portugal e já é possível tirar algumas conclusões, comparando-a com outra plataforma que já nos é muito familiar, a Netflix. Afinal, quem vence? — o Espalha-Factos responde.

Antes de compararmos as plataformas é importante referir que optar por uma ou outra depende sempre de vários fatores. Geralmente, os conteúdos originais e os preços são o que tem maior influência na escolha dos utilizadores.

A Netflix construiu a sua reputação com conteúdos variados para todas as idades e preocupando-se em trazer produções de diversos países. No catálogo podemos encontrar títulos como: Ozark (2017 – ), Orange is the New Black (2013 – ), House of Cards (2013-2018), La Casa de Papel (2017 -), Stranger Things (2016 – ), Black Mirror (2011 – ), You (2018 – ), The Haunting of Hill House (2018 – ), entre outros.

Em termos de preços, a gigante de streaming em Portugal apresenta 3 planos.

Planos Netflix

A HBO, apesar de ser recente, também oferece uma boa variedade de conteúdos, mas o seu maior argumento passa, claro, por Game Of Thrones (2011 – ), cuja última temporada tem estreia marcada para abril e transmissão em simultâneo com os Estados Unidos garantida pela plataforma. O canal SYFY também terá estes direitos.

Sex and the City (1998-2004), Sharp Objects (2018), Big Little Lies (2017 – ), True Detective (2014 – ), Westworld (2016 – ), são mais alguns dos títulos que constituem o seu catálogo.

Em termos de preço, a oferta é diferente, apostando num único plano.

Preço HBO

Ambas as plataformas têm as estreias em simultâneo com os EUA e oferecem um mês grátis. No entanto, os clientes Vodafone têm direito a três meses grátis de HBO.

Conteúdos e Preços – Veredito

Em termos de conteúdos podemos considerar que existe um empate, embora algumas opiniões considerem que a Netflix está mais associada à quantidade e a HBO à qualidade. A nível de produções, seja filmes ou séries, ambas as plataformas estão recheadas.

Já ao nível do preço, a HBO vence por ser mais barata, no entanto limita o utilizador.

Outros fatores relevantes na escolha do utilizador

O funcionamento das plataformas, a interface, os dispositivos em que estão disponíveis e a qualidade da imagem têm igualmente peso na decisão do utilizador. A Netflix geralmente aposta no binge-watch, isto é, lança temporadas inteiras. Já a HBO funciona lançando um episódio por semana.

As interfaces são semelhantes, no sentido de estarem otimizadas para que a experiência de consumo de conteúdos seja rápida e fácil. Há separadores dos diversos géneros e uma área dedicada às crianças. No entanto, ao contrário da Netflix, que permite numa conta ter vários utilizadores (total de 5, incluindo o das crianças), a HBO só tem um utilizador.

A Netflix está disponível para PC e Mac, Android, iOS, Chromecast, Apple TV, Playstation, Wii, Xbox, Smart TVs, entre outros. Já a HBO pode ser utilizada em PC e Mac, Android, iOS, Chromecast, Apple TV, Playstation e Smart TVs (apenas LG WebOS e Android TV).

A qualidade de imagem na Netflix atinge o Ultra HD, enquanto a HBO alcança apenas o Full HD.

Funcionamento, interface, dispositivos, imagem — Veredito

No funcionamento podemos considerar que existe um empate, pois a escolha vai depender do gosto do utilizador — se é fã de maratonas ou se não se importa de esperar mais tempo pelos episódios.

Já na interface a Netflix é a vencedora. Ao permitir mais do que uma conta, os vários membros podem criar a sua própria lista de conteúdos e receber sugestões de acordo com aquilo que já assistiram e com o seu gosto pessoal.

Em termos de dispositivos disponíveis volta a ser a Netflix a ficar por cima nesta batalha. O facto da HBO não estar disponível na maioria dos televisores tem sido alvo de muitas críticas. Afinal, quem quer ver Game of Thrones na tela pequena do telemóvel ou do computador?

A qualidade da imagem foi das primeiras criticas feitas à HBO. A Netflix vence também neste setor.

Quem vence?

Ainda é cedo para fazermos comparações finais, tendo em conta que a HBO ainda está em negociações para conseguir melhorar a sua oferta, nomeadamente ao nível dos dispositivos, segundo a própria.

Resposta HBO/Messenger

De qualquer modo, feitas as contas, e tendo em conta a vasta oferta das plataformas de streaming, o verdadeiro vencedor acaba por ser o utilizador.

Lê também: The Umbrella Academy: Super, mas humanos