A RTP3 altera a grelha de programas a partir desta segunda-feira (4). O canal informativo da estação pública recupera assim o alinhamento existente antes do verão; exclui os simultâneos para a transmissão do Telejornal e do Jornal da Tarde, e estende a emissão do 360º até às 23h.

Nos últimos meses, enquanto durou a constituição definitiva da equipa que dirige o jornalismo da estação pública, o canal de notícias da emissora estatal manteve o alinhamento definido pela direção anterior, marcado por sínteses a cada 30 minutos, uma redução da duração do principal noticiário do canal e simultâneos dos principais informativos da RTP1.

A grelha que começa na segunda-feira vai ocupar os espaços das 13h e das 20h com documentários dedicados a temas da atualidade, recuperando com maior regularidade o espaço DOC3. A RTP3 volta assim a ser a única das estações informativas a não transmitir noticiários em simultâneo com os generalistas.

O argumento de Maria Flor Pedroso para esta alteração, de acordo com o Correio da Manhã, será “a lógica de canal de notícias” ser diferente da emissão de um generalista, bem como “estar em causa a diversidade na TDT“, em que a RTP1 e a RTP3 somam neste momento mais de cinco horas em simultâneo por dia. Além da diretora de informação, a 3 é neste momento da responsabilidade dos jornalistas António José Teixeira, diretor-adjunto, e Joana Garcia, subdiretora.

360º inclui desporto, Tempo Limite termina cinco meses depois

Nas noites, o 360º recupera as duas horas de duração, tendo Ana Lourenço a conduzir o principal espaço de notícias do canal entre as 21h e as 23h. O jornal passa a incluir um noticiário de desporto no seu alinhamento e, por isso mesmo, a última edição do Tempo Limite é emitida esta sexta-feira (1). O espaço das modalidades será, desta forma, incluído no formato informativo.

Os vários formatos que têm sido programados às 22h30, como Tudo É Economia, O Outro Lado, Grande Entrevista, Grande Área e O Último Apaga a Luz regressam ao horário das 23h, que ocupavam antes do verão.

 

Atualizado no dia 27 de fevereiro, às 12h33, com informações sobre os horários dos programas das 23h e o fim do Tempo Limite.