Foto: Fox News Room

Free Solo, vencedor do Oscar de Melhor Documentário, estreia em televisão

O documentário Free Solo venceu, este domingo (24), o Oscar para Melhor Documentário. Já com um prémio na mesma categoria dos BAFTA, a longa-metragem tem estreia em televisão no canal National Geographic. A transmissão está marcada, em Portugal, para o dia 17 de março às 22h30.

Realizado por Elizabeth Chai Vasarhelyi e Jimmy Chin, Free Solo já conta com dezenas de nomeações em festivais de cinema e vencedor de vários prémios, incluindo um Oscar. O filme documental já é considerado uma obra-prima no seu género.

Para além da categoria de Melhor Documentário, a obra tem sido igualmente reconhecida pela qualidade dos efeitos sonoros. Dois nomes portugueses têm espaço na ficha técnica: Joana Niza Braga e Nuno Bento. Foram responsáveis pela introdução dos vários ruídos e sons que fazem parte da sonoplastia do filme.

Os realizadores Vasarhelyi e Chin acompanham Alex Honnold, que tenta ser a primeira pessoa a escalar sem cordas nem proteções um rochedo no Parque Yosemite com 900 metros de altura. Durante uma hora e 40 minutos, os realizadores escoltam a viagem pelo El Capitan, destacando o desafio do atleta ao seu corpo e mente até ao triunfo.

Alex Honnold começou a escalar quando tinha apenas 5 anos e inicia o seu treino focado e sem dúvidas. Porém, uma paixão faz com que tudo isso se desmorone. Além da tentativa de superação dos seus medos, Alex lida ainda com pressões emocionais que ameaçam o seu objetivo final.

Este relato impressionante e vertiginoso da escalada “solo” torna-se, assim, um dos mais aclamados documentários da National Geographic de sempre.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Adam Sandler
Netflix. Adam Sandler lança novo filme ainda em 2020