Fotografia: Pexels

Carnaval de Torres Vedras 2019 é o mais ecológico de sempre

É já no dia 1 de março que vai arrancar o Carnaval mais português de sempre. Este ano o Carnaval de Torres Vedras, cujo tema deste ano é “Made in Portugal”, para além de ser um evento onde a folia assume o papel principal, vai também ser um Eco Evento.

De modo a ser um evento sustentável, várias medidas foram tomadas pela Câmara Municipal de Torres Vedras em conjunto com a Valorsul. O objetivo é que o Carnaval deste ano tenha uma pegada ecológica ainda mais reduzida que nos anos anteriores, onde foram recolhidas cerca de 20 toneladas em resíduos.

Esta parceria, para além de garantir um evento sustentável e amigo do ambiente, também tem um cariz solidário. A compensação monetária atribuída pela recolha de resíduos feita nos seis dias de evento vai reverter para a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Torres Vedras.

Para além desta recolha, a organização do evento volta a apresentar o EcoCopo, um recipiente de 200ml que pode ser reutilizado pelos durante todo o Carnaval, reduzindo assim a utilização de copos descartáveis. O copo custa cerca de 1 euro e pode ser adquirido na loja de merchandising do Carnaval de Torres Vedras, na loja Torres Vedras e nos bares aderentes.

Outras medidas ecológicas incluem a proibição da entrada de garrafas de vidro e plástico dentro do recinto. Os foliões vão também ter a oportunidade de  participar na recolha de resíduos e de lixo, que infelizmente nestes eventos costumam ficar na rua, tendo os voluntários a possibilidade de ganhar brindes oficiais do evento. Os restaurantes e bares do recinto comprometem-se também a adotar medidas sustentáveis durante a duração do evento.

Muito recentemente o rei e a rainha do Carnaval de Torres Vedras fizeram uma visita à capital portuguesa, uma tradição que já ocorre há vários anos, e que este ano conta ainda com a apresentação do novo rei do Carnaval, Fernando Martins, músico de profissão, que vai partilhar o trono com a “rainha” Ricardo Rodrigues, que ocupa o lugar há dois anos consecutivos.

Relativamente ao programa, esta época festiva vai ser iniciada com a chegada e entronização dos Reis, os concursos de grupos de mascarados e de “matrafonas”, o Baile de Máscaras Tradição e os corsos diurnos de domingo e terça-feira. O Carnaval termina na quarta-feira de cinzas com a “morte” do Rei e o enterro do Entrudo.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Álex Pina, Sky Rojo
‘Sky Rojo’ é a nova série do criador de ‘White Lines’ e ‘La Casa de Papel’