É já no dia 1 de março que vai arrancar o Carnaval mais português de sempre. Este ano o Carnaval de Torres Vedras, cujo tema deste ano é “Made in Portugal”, para além de ser um evento onde a folia assume o papel principal, vai também ser um Eco Evento.

De modo a ser um evento sustentável, várias medidas foram tomadas pela Câmara Municipal de Torres Vedras em conjunto com a Valorsul. O objetivo é que o Carnaval deste ano tenha uma pegada ecológica ainda mais reduzida que nos anos anteriores, onde foram recolhidas cerca de 20 toneladas em resíduos.

https://www.instagram.com/p/BfHjJtmgkoe/

Esta parceria, para além de garantir um evento sustentável e amigo do ambiente, também tem um cariz solidário. A compensação monetária atribuída pela recolha de resíduos feita nos seis dias de evento vai reverter para a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Torres Vedras.

Para além desta recolha, a organização do evento volta a apresentar o EcoCopo, um recipiente de 200ml que pode ser reutilizado pelos durante todo o Carnaval, reduzindo assim a utilização de copos descartáveis. O copo custa cerca de 1 euro e pode ser adquirido na loja de merchandising do Carnaval de Torres Vedras, na loja Torres Vedras e nos bares aderentes.

Outras medidas ecológicas incluem a proibição da entrada de garrafas de vidro e plástico dentro do recinto. Os foliões vão também ter a oportunidade de  participar na recolha de resíduos e de lixo, que infelizmente nestes eventos costumam ficar na rua, tendo os voluntários a possibilidade de ganhar brindes oficiais do evento. Os restaurantes e bares do recinto comprometem-se também a adotar medidas sustentáveis durante a duração do evento.

Muito recentemente o rei e a rainha do Carnaval de Torres Vedras fizeram uma visita à capital portuguesa, uma tradição que já ocorre há vários anos, e que este ano conta ainda com a apresentação do novo rei do Carnaval, Fernando Martins, músico de profissão, que vai partilhar o trono com a “rainha” Ricardo Rodrigues, que ocupa o lugar há dois anos consecutivos.

https://www.instagram.com/p/BuOh8cfj6gP/

Relativamente ao programa, esta época festiva vai ser iniciada com a chegada e entronização dos Reis, os concursos de grupos de mascarados e de “matrafonas”, o Baile de Máscaras Tradição e os corsos diurnos de domingo e terça-feira. O Carnaval termina na quarta-feira de cinzas com a “morte” do Rei e o enterro do Entrudo.