Todos os anos a ModaLisboa dá oportunidade a novos criadores de mostrarem a suas coleções através da iniciativa Sangue Novo, que recebe sempre grande destaque)

A poucos dias de mais uma edição, o ModaLisboa (este ano sob o mote INSIGHT) já divulgou quando é que os finalistas do Sangue Novo vão apresentar as suas criações. 

Archie Dickens, Carolina Raquel, Federico Protto, Opiar (Artur Dias), Rita Carvalho e The Co.Re (Inês Coelho e Rachel Regent) são os seis finalistas e no dia 8 de março, às 18h00, apresentam as suas coleções outono/inverno 2019-2020 na passerelle da semana da moda de Lisboa.

View this post on Instagram

A final do #SangueNovo está a chegar e os 6 jovens designers finalistas estão a terminar as suas coleções! Na sexta feira, dia 8 de março, às 18H00 serão atribuídos os prémios #ModaLisboa para melhor designer nacional, #ModaLisboa para o melhor designer internacional e ainda o prémio @thefeetingroom. . — . #SangueNovo’s competition final call is here and the 6 young designers’ finalists are finishing their collections! On Friday, 8th March, at 6PM we are awarding the #ModaLisboa prizes for the best national designer, best international designer and last but not least, the @thefeetingroom prize. #LisboaFashionWeek #lfw #youngdesignerscompetition #câmaramunicipaldelisboa #fashionweek #portuguesefashion #portuguesefashiondesigners #fashionshow #lisboa #lisbon #portugal

A post shared by ModaLisboa (@lisboafashionweek) on

O júri deste ano é composto por Miguel Flor (presidente do júri e diretor criativo da revista Principal), Alfredo Oróbio (designer fundador da marca Awaytomars), Cláudia Barros (diretora de moda da revista Vogue Portugal), Danilo Venturi (diretor da Polimoda) e Diane Pernet (fundadora e diretora do primeiro festival de moda do mundo, o ASVOFF). Vão eleger os vencedores dos Prémios ModaLisboa para Melhor Designer Nacional e Melhor Designer Internacional.

O vencedor do Prémio ModaLisboa para Melhor Designer Nacional receberá uma bolsa de 5000 euros e terá a oportunidade de frequentar um Master in Fashion Design, na Polimoda,em Florença.

LÊ TAMBÉM: MODALISBOA INSIGHT: O QUÊ, QUANDO E ONDE?

O Melhor Designer Internacional é convidado a apresentar uma nova coleção na plataforma Workstation, na próxima edição da ModaLisboa, em outubro de 2019.

Também um dos finalistas recebe o prémio The Feeting Room. Um jovem designer será selecionado pelos representantes da concept store portuguesa com o mesmo nome, para vender a sua coleção no espaço TFR.

LÊ TAMBÉM: MODALISBOA MULTIPLEX: SANGUE NOVO E UM VERÃO A PADRÃO

As regras mudaram

O Sangue Novo, concurso destinado a finalistas de cursos superiores de Design de Moda de escolas nacionais e internacionais e jovens  designers em início de carreira, sofreu alterações na edição passada.

O concurso passou de semestral a anual.

Os seis finalistas foram selecionados na edição passada da ModaLisboa, em outubro, e receberam um prémio, no valor de mil euros, para desenvolver uma coleção a apresentar na 52.ª edição da ModaLisboa, no dia 8 de março.

Além do The Feeting Room, também será atribuído o Prémio FashionClash – o vencedor é convidado a representar Portugal na próxima edição do reconhecido festival de moda holandês, em Maastricht.