Todos os anos a ModaLisboa dá oportunidade a novos criadores de mostrarem a suas coleções através da iniciativa Sangue Novo, que recebe sempre grande destaque)
A poucos dias de mais uma edição, o ModaLisboa (este ano sob o mote INSIGHT) já divulgou quando é que os finalistas do Sangue Novo vão apresentar as suas criações.
Archie Dickens, Carolina Raquel, Federico Protto, Opiar (Artur Dias), Rita Carvalho e The Co.Re (Inês Coelho e Rachel Regent) são os seis finalistas e no dia 8 de março, às 18h00, apresentam as suas coleções outono/inverno 2019-2020 na passerelle da semana da moda de Lisboa.
O júri deste ano é composto por Miguel Flor (presidente do júri e diretor criativo da revista Principal), Alfredo Oróbio (designer fundador da marca Awaytomars), Cláudia Barros (diretora de moda da revista Vogue Portugal), Danilo Venturi (diretor da Polimoda) e Diane Pernet (fundadora e diretora do primeiro festival de moda do mundo, o ASVOFF). Vão eleger os vencedores dos Prémios ModaLisboa para Melhor Designer Nacional e Melhor Designer Internacional.
O vencedor do Prémio ModaLisboa para Melhor Designer Nacional receberá uma bolsa de 5000 euros e terá a oportunidade de frequentar um Master in Fashion Design, na Polimoda,em Florença.
LÊ TAMBÉM: MODALISBOA INSIGHT: O QUÊ, QUANDO E ONDE?
O Melhor Designer Internacional é convidado a apresentar uma nova coleção na plataforma Workstation, na próxima edição da ModaLisboa, em outubro de 2019.
Também um dos finalistas recebe o prémio The Feeting Room. Um jovem designer será selecionado pelos representantes da concept store portuguesa com o mesmo nome, para vender a sua coleção no espaço TFR.
LÊ TAMBÉM: MODALISBOA MULTIPLEX: SANGUE NOVO E UM VERÃO A PADRÃO
As regras mudaram
O Sangue Novo, concurso destinado a finalistas de cursos superiores de Design de Moda de escolas nacionais e internacionais e jovens designers em início de carreira, sofreu alterações na edição passada.
O concurso passou de semestral a anual.
Os seis finalistas foram selecionados na edição passada da ModaLisboa, em outubro, e receberam um prémio, no valor de mil euros, para desenvolver uma coleção a apresentar na 52.ª edição da ModaLisboa, no dia 8 de março.
Além do The Feeting Room, também será atribuído o Prémio FashionClash – o vencedor é convidado a representar Portugal na próxima edição do reconhecido festival de moda holandês, em Maastricht.