A 39.ª edição da entrega de prémios dos BRIT Awards decorreu esta quarta feira (20), na O2 Arena, em Londres. A noite voltou a celebrar a música britânica e a premiar o que de melhor se tem produzido por terras de sua majestade.

A apresentação da gala ficou a cargo de Hugh Jackman. O ator encarregou-se de abrir as hostilidades com uma performance de The Greatest Showmanfilme de 2017 que contou com a sua participação. “A melhor abertura dos BRIT dos últimos anos” foi um comentário muito repetido pelos fãs nas redes sociais.

https://platform.twitter.com/widgets.js

A estrondosa abertura era o prenúncio para uma noite que contou com performances de artistas como Jorja Smith, que conquistou o prémio de melhor cantora a solo, ou os The 1975. Também subiu ao palco Calvin Harris, que não ficou de mãos a abanar.

Com 16 nomeações nos últimos 10 anos, Calvin Harris arrecadou o seu primeiro Brit Award. Aliás, conseguiu ganhar duas estatuetas, relativas às categorias de Melhor Produtor Britânico e Melhor Single Britânico por One Kiss, com Dua Lipa.

O prémio de Artista Revelação foi entregue a um dos nomes emergentes da música britânica, Tom Walker. Contudo, Walker perdeu a estatueta de Melhor Cantor Britânico para George Ezra.

Os nomes internacionais que se destacaram

A australiana P!nk recebeu a maior honra da noite: a distinção Outstanding Contribution to Music. A propósito, deu uma das performances mais ovacionadas da noite. Walk Me Home, Just Like Fire, Just Give Me a Reason, Try What About Us fizeram parte do medley comemorativo.

Já os prémios internacionais foram entregues a Drake, Ariana Grande The Carters, duo composto por Jay-Z Beyonce. O casal não esteve presente na cerimónia mas deixou um vídeo de agradecimento muito à sua imagem:

Confere aqui a lista completa dos vencedores da noite:

Videoclipe de artista britânico

Little Mix e Nicki Minaj – Woman Like Me

Artista revelação

Tom Walker

Melhor cantor britânico a solo

George Ezra

Melhor cantora britânica a solo

Jorja Smith

Melhor grupo britânico

The 1975

Melhor álbum britânico

The 1975 – A Brief Inquiry Into Online Relationships

Melhor single britânico

Calvin Harris e Dua Lipa – One Kiss

Melhor cantor internacional

Drake

Melhor cantora internacional

Ariana Grande

Melhor grupo internacional

The Carters