O mote é simples: escrever uma carta à cidade que amas, neste caso, a Invicta. Em prosa ou em verso, só tens de explicar porque que é ela te apaixona.

Foi no dia dos namorados que foi lançado o ponto de partida para o concurso que contará com criações de apaixonados pela Cidade. No concurso Cartas de Amor ao Porto, os portuenses e os admiradores do Porto em geral, vão poder demonstrar através da escrita o seu amor pela cidade do Porto e sua área metropolitana. As quatro melhores criações serão premiadas.

A organização ficou a cargo da Plataforma de Pensamento local Ideias à Moda do Porto, um movimento de desenvolvimento e debate de ideias criativas para a Cidade do Porto e Área Metropolitana e do Núcleo de Jornalismo Académico do Porto (NJAP).

O patrocinador oficial é a livraria Flâneur, mas o evento também contará com o apoio do Bairro dos Livros e do IPDJ (Instituto Português do Desporto e Juventude).

Para participares

Na prática, tens até 14 de março para submeteres a tua carta na plataforma criada para o efeito. As candidaturas deverão ser feitas segundo o regulamento do concurso que podes consultar aqui.

carta

Foto: cartaz oficial do concurso | divulgação

A escolha dos quatro textos mais criativos estará a cargo de um júri composto por dois escritores portugueses, Álvaro Magalhães e Minês Castanheira, e ainda representantes das entidades organizadoras. Aos vencedores serão entregues livros oferta e vouchers que variam entre os 20 e os 50 euros.  O quarto lugar, o Prémio Academia, terá em atenção a criatividade e engenho dos candidatos matriculados em Universidades da Área Metropolitana do Porto”, refere a organização em comunicado enviado ao Espalha-Factos.

Ricardo Lopes, o Coordenador do Ideias à Moda do Porto, refere no mesmo documento que “este evento servirá para a população reflectir sobre o Porto e sobre o seu enquadramento”.

O concurso conta ainda com o apoio à divulgação do Federação Académica do Porto, Federação das Associações Juvenis do Distrito do Porto, e Jornal Universitário do Porto.

LÊ TAMBÉM: MARCELO – PRESIDENTE TODOS OS DIAS: NOVO LIVRO ANALISA PERCURSO DE MARCELO REBELO DE SOUSA