O documentário intitulado Leaving Neverland, aborda uma das partes mais polémicas da vida de Michael Jackson: o alegado envolvimento com dois menores.

A HBO já disponibilizou o trailer do filme documental que está dividido em duas partes. O primeiro episódio deste documentário estreia no dia três de março nos Estados Unidos, e a segunda parte é exibida no dia seguinte.

Realizado por Dan Reed, Leaving Neverland promete revelar novos detalhes do alegado relacionamento de Michael Jackson com James Safechuck e Wade Robson, dois rapazes que foram alegadas vítimas do rei da pop.

“O episódio mais vergonhoso na História da HBO”

O filme já foi exibido durante o festival Sundance em janeiro deste ano e foi recebido com críticas.

Numa carta enviada à HBO, Howard Weitzman, advogado do entidade patronal de Michael Jackson , descreveu Leaving Neverland como “um programa sensacionalista unilateral”. O advogado refere ainda que a HBO “está a ser usada como parte da estratégia legal de Robson e Safechuck” e realça a omissão de entrevistas de representantes legais do rei da pop ou outras partes que refutariam as alegações de abuso sexual.

O advogado escreve ainda que, caso a estação norte-americana continue com as intenções de estrear o documentário será o “episódio mais vergonhoso da História da HBO”.

Em resposta, Casey Bloys, o presidente de programação da HBO, disse que as ameaças legais não vão mudar os planos da estação. Em declarações à Variety, o presidente realça que  “é muito poderoso ver esses dois homens compartilharem suas histórias. Eu acho que depois que todo mundo vê, eles podem decidir por si mesmos”, comenta.

Michael Jackson morreu no dia 25 de junho de 2009.