Entre 7 e 10 de março, Lisboa recebe a mais recente edição de ModaLisboa, a ModaLisboa Insight. Desta vez, a Lisboa Fashion Week dá as boas-vindas a 31 coleções inovadoras, que se distribuem por vários espaços de apresentação. O Espalha-Factos põe-te a par de todos os eventos, para não perderes pitada.

modalisboa 2019

ModaLisboa Insight | Divulgação

QUINTA-FEIRA, 7 DE MARÇO

No primeiro dia da semana da moda, só são contemplados os quatro designers da Workstation, que apresentarão as suas coleções às 17h, nas Carpintarias de São Lázaro, o recém inaugurado pólo cultural lisboeta. Nenhum nome é estranho ao maior evento da moda portuguesa, tendo António Castro, Filipe Augusto, Cristina Real e David Pereira já participado em edições anteriores. Às 18h, dão-se as habituais conferências “Fast Talks“, sob o tema Fashion Experiences.

SEXTA-FEIRA, 8 DE MARÇO

Na sexta-feira, as portas do Pavilhão Carlos Lopes, no Lago do Botequim do Rei, abrem para dar início aos desfiles desta edição. Os primeiros a revelar os frutos do seu trabalho, às 18h, são os designers de Sangue Novo, plataforma que desloca as coleções de jovens criadores das suas mesas de trabalho nas faculdades para as passerelles nacionais.

Duarte (19h30) e Carolina Machado (20h30) são as seguintes marcas a apresentar as sua apostas para o outono/inverno de 2019 através da Plataforma LAB, dedicada aos novos talentos. Às 21h30, desfilam os modelos de Valentim Quaresma, mesmo antes de Ricardo Preto encerrar o dia, às 22h30.

SÁBADO, 9 DE MARÇO

O terceiro dia de ModaLisboa começa mais cedo — às 14h30 — e num sítio diferente daquele a que estamos habituados: The Mustik Warehouse, situado entre Santos e Lapa. Aqui, Constança Entrudo apresenta-nos as suas mais recentes criações. Mas atenção: não te demores. Terás de voltar rapidamente ao Pavilhão Carlos Lopes se quiseres assistir aos desfiles de João Magalhães | LAB  (15h30) e de IMAUVE | LAB (16h30).

Mais tarde, chega a vez David Ferreira | LAB  (17h30) e de Carlos Gil (18h30), no âmbito da parceria entre a Associação ModaLisboa e a ANJE (responsável pelo Portugal Fashion), revelarem o que têm guardado para os amantes da moda nacional. AWAYTOMARS, Kolovrat e Luís Carvalho também não são esquecidos, com desfiles às 19h30, 20h30 e 21h30, respetivamente. O último desfile do dia — onde só entra quem tem convite da dupla de designers — pertence à marca de moda masculina Ernest W. Baker, cuja coleção é exibida no Tem-plate, em Marvila, às 22h30. 

LÊ TAMBÉM: SETE PEÇAS COM A COR DO ANO QUE VAIS QUERER TER NO TEU ROUPEIRO

DOMINGO, 10 DE MARÇO

Nuno Gama (14h30) é o primeiro nome que consta no repertório de designers do último dia de ModaLisboa Insight, antecedendo Andrew Coimbra | LAB, às 16h, e Gonçalo Peixoto | LAB, às 17h. A par de Carlos Gil, Nycole, em colaboração com o Portugal Fashion, também apresentará as suas sugestões para os meses mais frios deste ano, às 17h. Mas ainda vemos mais caras familiares a pisar as passerelles do festival de moda, como é o caso de Olga Noronha (18h), Ricardo Andrez (20h), Aleksandar Protic (21h) e Dino Alves (22h).

A ModaLisboa Insight procura ser uma edição mais introspectiva que as anteriores, que nos convida a realizar “uma reflexão transversal sobre as novas dinâmicas e as motivações criadas pela moda”. A questão que fica é: “aquilo que vemos é mesmo aquilo que é?”.