Entre os dias 21 a 23 de fevereiro a NOVA FCSH será palco do primeiro Festival Interuniversitário de Cinema, o CINENOVA.

“Cinema e Conhecimento” é o tema deste festival promovido pelo Departamento de Ciências da Comunicação da FCSH. Conta com 50 curtas-metragens submetidas ao longo dos últimos meses por dezenas de estudantes universitários nacionais e internacionais, de países como Argentina, Espanha, Escócia ou Brasil.

Esta é a primeira edição do CINENOVA e tem uma secção de competição (que compreende vários prémios como Melhor Filme Internacional, Melhor Filme Português e um Prémio do Público), e outra de não-competição.

A Metamorfose, Paulo Antunes, Portugal | Fonte: CINENOVA

O grande objetivo do CINENOVA é “promover a realização e exibição de filmes com uma particular relação com o conhecimento nas suas múltiplas dimensões disciplinares e temáticas“, incentivando a criação e o debate junto de estudantes, docentes e público, em torno da relação entre o cinema, o conhecimento e a comunicação.

Para recordar – I Arraial da FCSH: O Amor é Não Haver Polícia

Para além das exibições, o programa do festival contará ainda com uma masterclass dada pela cineasta Susana Sousa Dias (Obscure Lights) e pelo Professor José Manuel Costa, Diretor da Cinemateca Portuguesa, sobre o tema “Cinema e Arquivo”.

As sessões são de entrada livre e decorrerão nos dias 21 e 22 de fevereiro entre as 14h e as 21h no Auditório 1 da Torre B da FCSH. Há, também na FCSH, uma festa de boas-vindas no final do primeiro dia do festival, com atuações de CelesteMariposa, Cara//vag//yo e Puro Tarraxo DJ Set.

O CINENOVA é uma iniciativa da NOVA FCSH, do ICNOVA e do IFILNOVA, departamentos da faculdade. Conta com o apoio da AEFCSH, do Núcleo de Estudantes de Ciências da Comunicação, do Instituto do Cinema e do Audiovisual, do MCEP e do Ministério da Cultura.

A cobertura do Festival está a cargo dos alunos de Ciências da Comunicação da FCSH  num blogue inserido no site oficial do CINENOVA. Podes consultar a programação aqui.