No dia 28 de fevereiro, o Presidente da República regressa às livrarias como protagonista de um novo livro. Intitulado Marcelo – Presidente todos os dias, o livro, assinado por Felisbela Lopes e Leonete Botelho, analisa o percurso de Marcelo Rebelo de Sousa ao fim de três anos à frente da Presidência.

Desde a tomada de posse a 9 de março de 2016, Marcelo Rebelo de Sousa demarcou-se dos seus antecessores ao quebrar formalismos e protocolos, o que lhe permitiu alcançar uma notável popularidade tanto na esfera política como popular.

Nas vésperas da comemoração do terceiro aniversário desta data, a publicação de Marcelo – Presidente todos os dias, pelas mãos da Porto Editora, pretende revelar os efeitos do exercício presidencial singular de Marcelo Rebelo de Sousa na esfera política nacional e internacional.

Foto: divulgação

“Este Presidente é a prova de como os afetos contam em política e de como podem ajudar a travar outros populismos, ainda que corra o risco de ser acusado de banalizar a função. Sem deixar de ser um homem de consensos, Marcelo também não deixou de pressionar o Governo e de condicionar a oposição, nem de marcar pontos na política internacional”, lê-se na sinopse da obra.

Sem fugir às histórias que sustentam a imagem do Presidente dos afetos, as autoras do livro procuram retratar não só as ações, mas também a personalidade e as motivações de Marcelo Rebelo de Sousa com base em entrevistas a jornalistas, amigos, staff presidencial e personalidades como Eduardo Ferro Rodrigues ou Luís Marques Mendes.

São mais de 200 páginas de histórias, algumas já conhecidas, outras inéditas ou até caricatas, que sustentam o retrato do Chefe de Estado que já deixou a sua marca na forma como se faz política em Portugal.

Marcelo – Presidente todos os dias vai ter duas sessões de apresentação em março. A primeira apresentação do livro está agendada para o dia 7 de março, a partir das 18h30, na livraria Fnac do Chiado (Lisboa), com a presença dos comentadores do programa Circulatura do Quadrado, nomeadamente Carlos Andrade, António Lobo Xavier, José Pacheco Pereira e Jorge Coelho.

No Porto, a sessão de apresentação terá lugar no dia 14 de março, também às 18h30, na livraria Bertrand do Shopping Cidade do Porto, com Francisco Louçã e Luís Marques Mendes como convidados especiais.

Lê também: FOI DESCOBERTA A AUTORA DE FALSO POEMA DE SOPHIA DE MELLO BREYNER