Ainda nem 48h passaram desde a primeira semifinal do Festival da Canção 2019 e Conan Osíris continua a fazer história. O cantor, que apresentou o tema Telemóveis, conta já com quase 370 mil visualizações na atuação de sábado que está no YouTube. O seu vídeo de apresentação vai com mais de 1 milhão e 700 mil visualizações.

O público ainda não recuperou da deceção de Telemóveis ter ficado em segundo lugar, na votação da primeira semifinal do Festival da Canção 2019. A prova disso foi a enchente de comentários e a performance que se tornou viral por todas as redes sociais.

Por entre os comentários mais lidos no vídeo da sua atuação, são vários os que pedem que a canção represente Portugal em Israel. Outros destacam o carácter inovador do tema a concurso e sublinham não só a qualidade da apresentação em palco, como a injustiça perante a pontuação do júri. De destacar que neste momento, Portugal ocupa a 11.ª posição nas apostas para o vencedor da Eurovisão 2019, que se realizará em maio, na cidade de Telavive.

Nas caixas de comentários à atuação de Conan Osiris pode ler-se: “O que é que o júri está a fazer? Esta obra de arte merece todos os pontos que lhe possam ser dados.”. Já a atuação de Matay recebe críticas por ser monótona e um estilo de música visto e revisto por Portugal, no concurso: “Boa voz, boa canção, contudo a Eurovisão está aborrecida com estas canções estilo Disney… Estamos em 2019, não em 1999.”

UM JÚRI QUE PARECE NÃO QUERER TELEMÓVEIS

A vontade do público, que atribuiu 12 pontos à canção de Tiago Miranda, não foi vista com o mesmo agrado pelo júri. O comité decidiu atribuir sete pontos à canção e, como tal, coube a Matay – cuja atuação teve uma votação de 12 pontos por parte dos jurados – ganhar a noite. Será esta uma premonição da vontade dos jurados? Quererá o elenco presidido por Júlio Isidro deixar Telemóveis longe de Telavive?

Recordamos que à mesa presidida por Júlio Isidro, figura de renome da Rádio e Televisão de Portugal, se juntaram Rita Redshoes, Álvaro Costa, Isaura, Maria João, Pedro Penim e Selma Uamusse.

Atuação de Conan Osíris na primeira semifinal do Festival da Canção 2019

Atuação da canção Telemóveis de Conan Osíris na primeira semifinal do Festival da Canção 2019

LÊ TAMBÉM: FESTIVAL DA CANÇÃO 2019: SEPARAR O TRIGO DO JOIO

Depois da canção de Conan Osíris, seguem-se no YouTube as canções de Matay (com 87 mil visualizações), Calema (com 75 mil visualizações), Ana Cláudia (com 39 mil visualizações), João Campos (com 27 mil visualizações), Filipe Keil e Soraia Tavares (empatados com 18 mil visualizações) e por fim, Ela Limão (contabilizando 16 mil visualizações).