Dune, o próximo épico de ficção científica do realizador Denis Villeneuve, vai chegar às salas de cinema no próximo ano. Este projeto, baseado num livro com o mesmo nome da autoria de Frank Herbert, está há vários anos em desenvolvimento mas parece finalmente estar-se a materializar, com uma data de lançamento prevista para 22 de novembro de 2020.

Passado no futuro, Dune centra-se no conflito entre duas casas nobres que querem ter o controlo do planeta deserto Arrakis. Isto deve-se ao planeta ser o unico a produzir uma substância chamada Melange, que é fundamental para viagens espaciais. O elenco já inclui Timothée Chalamet (Chama-me Pelo Teu Nome), Jason Mamoa (Aquaman), Javier Bardem (Este País Não É Para Velhos e Skyfall), Josh Brolin (Vingadores: Guerra do Infinito), Oscar Isaac (A Propósito de Llewyn Davis) e Rebecca Ferguson (Missão Impossível: Fallout).

O livro original de Herbert foi publicado em 1965 e é considerado um clássico do género de ficção científica. Até a saga Star Wars tirou algumas influencias do mesmo. Após vários anos em desenvolvimento, acabou por ser lançada uma adaptação cinematográfica por David Lynch em 1984. No entanto, o filme foi um fracasso, tanto em receitas de bilheteira como com a crítica. Após isso, a obra voltou a ser adaptada numa mini-série em 2000. Ao longo dos anos, tem sido desenvolvido um reboot para o cinema mais fiel ao livro original. Esta nova adaptação de Villeneuve marca a primeira vez em mais de 30 anos que um filme de Duna passa da fase de desenvolvimento.

Tinha sido previamente anunciado que o realizador queria dividir a história do livro em dois filmes. Mas por agora, o estúdio só anunciou uma única data de lançamento. Se o plano original de Denis Villeneuve for cumprido, o seu filme vai apenas adaptar a primeira metade do clássico de Frank Herbert.