Estão decididos os primeiros quatro finalistas do Festival da Canção 2019. A primeira semifinal foi para o ar este sábado, 16 de fevereiro, em direto do Estúdio 1 da RTPMatay, Conan Osíris, Calema e Ana Cláudia têm lugar garantido na final do festival.

Das oito músicas a concurso, metade avançaram para a Grande Final, a 2 de março. A estes quatro temas, irão juntar-se outros quatro na segunda semifinal, que decorre no próximo sábado, 23 de fevereiro.

Conhece os primeiros finalistas do certame:

  1. Perfeito – Matay (Compositor: Tiago Machado) – 22 pontos

2. Telemóveis – Conan Osíris (Compositor: Conan Osíris) – 19 pontos

Lê também: Como reagiu o público à atuação de Conan Osíris no Festival da Canção?

3. A Dois – Calema (Compositores: Calema) – 18 pontos

4. Inércia – Ana Cláudia (Compositores: D’Alva) – 13 pontos

Depois da junção de votos do júri e do público, houve um empate no 4.º lugar entre InérciaÉ o que é. Segundo as regras do Festival da Canção, em caso de empate nas semifinais, passa o tema que teve mais votos do painel de jurados.

Neste caso, Ana Cláudia teve oito pontos do júri, face aos 6 de João Campos. Assim, o tema composto pelos D’Alva acabou por garantir lugar na Grande Final.

Como foi feita a seleção?

Nesta primeira semifinal, estiveram em competição oito músicas. Destas oito, quatro foram apuradas para a final com base nos votos do público e do júri escolhido pela RTP. Ambas as partes têm 50% de influência no resultado, cujos votos são convertidos em pontos.

Este método será igualmente atualizado na segunda semifinal, que acontece dia 23 de fevereiro. Da segunda eliminatória vão sair outros quatro temas, que se juntam aos de hoje para competir na Grande Final, a 2 de março, em Portimão, lutando para representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção em maio.

Festival da Canção 2019: As atuações da primeira semifinal