Conan Osíris, intérprete e compositor do Festival da Canção 2019 com a canção Telemóveis
Fotografia: Divulgação

Conhece as vozes da primeira semifinal do Festival da Canção

A primeira semifinal do Festival da Canção realiza-se já este sábado (16), nos estúdios da RTP, em Lisboa. Desta vez, conta com menos participantes e atuações que nos anos anteriores. São oito os intérpretes que vão concorrer para chegar à final que terá lugar em Portimão.

Quem são estes oito artistas que podem vir a representar Portugal no Festival Eurovisão da Canção? Alguns já são conhecidos do grande público, enquanto outros nem tanto. O Espalha-Factos dá a conhecer os seus perfis, para que conheças as vozes por detrás das canções.

1. Inércia– Ana Cláudia

Ana Cláudia, concorrente do Festival da Canção 2019
Fotografia: Divulgação

Ana Cláudia é de Lisboa, tem formação em estudos artísticos e musicais e já lançou música em nome próprio. É licenciada em Jazz pela Escola Superior de Música de Lisboa e tem o Curso Profissional de Artes e Animação Circense do Chapitô.

Estreou-se no mundo da música profissional em 2005 no grupo Tucanas. Com este grupo de percussão no feminino editou Maria Café, em 2008. O primeiro EP em nome próprio, De Outono, foi editado em 2014. Com ele passou por palcos como o do Vodafone Mexefest, Musicbox e Casa Independente.

2. É o que é – João Campos

João Campos, concorrente do Festival da canção 2019
Fotografia: Divulgação

João Campos é o intérprete convidado por D.A.M.A. e esta é a sua estreia no Festival da Canção. Nasceu em 1973 e já fez de tudo um pouco na música, desde jingles, a locuções, a concertos. Gravou um disco com João Gil ao lado de vozes como Rui Veloso, António Zambujo e Carminho.

3. O Meu Sonho – Soraia Tavares

Soraia Tavares, intérprete do Festival da Canção 2019
Fotografia: Divulgação

A atriz e cantora  nasceu em 1994, em Lisboa. Soraia Tavares estudou na Escola Profissional de Teatro de Cascais. No final do curso mereceu prémio de mérito e excelência dessa escola, tal como o prémio Zita Duarte. Estudou ainda na Escola Superior de Teatro e Cinema.

Participou no The Voice Portugal, em 2015, e em vários espetáculos como Disney in Concert, Godspell e Eusébio. Na televisão, faz parte do elenco de Valor da Vida, da TVI.

4. A Dois – Calema

Calema, concorrentes do Festival da Canção 2019
Fotografia: Facebook Calema

António e Fradique Ferreira são irmãos e formam os Calema. Originários de São Tomé e Príncipe, lançaram o seu primeiro álbum de originais, Bomu Kêlê, em 2015. O segundo álbum, A Nossa Vez, surge em 2017 e segue-se uma digressão nacional e internacional, passando por Cabo Verde, Luxemburgo e Reino Unido. Estreiam-se no Festival da Canção enquanto compositores e intérpretes da sua canção.

5. Telemóveis – Conan Osíris

Conan Osíris, intérprete e compositor do Festival da Canção 2019 com a canção Telemóveis
Fotografia: Divulgação

Conan Osíris, nome artístico de Tiago Miranda, estreou-se na música em 2016 com o álbum Música Normal. No final do ano seguinte, lançou Adoro Bolos, considerado o segundo melhor álbum de 2018 pela BLITZ e o melhor álbum nacional do ano pelo Espalha-Factos. O artista é quem compõe e produz as suas canções e estreia-se no Festival da Canção simultaneamente como compositor e intérprete.

6. Mais Brilhante Que Mil Sóis– Ela Limão

Ela Limão, pseudónimo de Rita Laranjeira, cantora no Festival da Canção 2019
Fotografia: Divulgação

Ela Limão é o pseudónimo de Rita Laranjeira e a intérprete escolhida por Flak. Faz parte dos Mirror People e já pisou palcos como o do Super Bock Super Rock e do Bons Sons. Rita é fotógrafa de viagens, diretora de fotografia e cantora. Inicia agora a sua carreira a solo e estreia-se no Festival da Canção.

7. Hoje– Filipe Keil

Filipa Keil, compositor e intérprete do Festival da Canção 2019
Fotografia: Divulgação

Nascido em 1991 como Tiago Filipe Pinheiro Batista, Filipe Keil é cantor, compositor, letrista e produtor musical. Foi o vencedor do concurso livre de submissão pública e é a sua primeira vez no Festival da Canção. Também já concorreu ao Festival da Canção Júnior, em 2006,  ao Factor X, em 2013 e participou na Masterclass da Antena 1, em 2017. Filipe Keil é intérprete e compositor da sua canção.

8. Perfeito– Matay

Matay, intérprete do Festival da Canção 2019
Fotografia: Divulgação

Ruben Matay é cantor, integra a banda de Dengaz e o Soul Gospel Project. A escolha de Tiago Machado tem também uma forte carreira a solo com raízes na música gospel soul. O seu single de estreia, O Que Tu Dás, tem já mais de 11 milhões de visualizações no YouTube. Recentemente, colaborou com Boss AC, que assina também a sua canção no Festival, em Por Favor (Diz-me).

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Wonder Girl
Wonder Girl. Próxima superheroína da CW vai ser brasileira