A conhecida marca de calçado portuguesa Josefinas lançou recentemente, em parceria com a agência portuguesa Coming Soon, desenvolvida por Marcelo Lourenço e Pedro Bexiga, uma coleção de t-shirts que tem como objetivo alertar para a violência doméstica.

Para os dois criativos, a junção entre as duas empresas é algo extremamente positivo, uma vez que ambas as marcas seguem um espírito empreendedor e preocupam-se com causas sociais.

“Cada t-shirt conta a história de uma mulher vítima de violência doméstica e é um espelho das histórias de milhares de mulheres.”

“Collections” foi o nome elegido para esta campanha de t-shirts desenhada pela ilustradora britânica Jacqueline Bissett que coloca em destaque algumas das desculpas mais utilizadas pelas vítimas deste tipo de violência, tais como “Fui contra uma porta” ou então “Caí das escadas”.

De acordo com Maria Cunha, CEO da marca Josefinas, em comunicado oficial, “Cada t-shirt conta a história de uma mulher vítima de violência doméstica e é um espelho das histórias de milhares de mulheres. A violência doméstica pode acontecer a qualquer uma de nós e é importante, fundamental diria, falarmos sobre este flagelo.”

Fotografia: Josefinas

Cunha acrescenta ainda que ao utilizar esta t-shirt “estamos a dizer que a violência doméstica não pode ser encoberta!”

No combate contra esta trágica realidade têm vindo a emergir, cada vez mais, movimentos sociais nacionais e também internacionais, tais como o movimento #HearMeToo, apoiado pela UN Women,  e ainda campanhas levadas a cabo pela Associação de Apoio à Vítima (APAV). Todas elas têm como objetivo dar foco e lutar contra este problema social que afeta, sobretudo, as mulheres.

Cada vez  mais o número de mulheres que morre devido à violência doméstica aumenta, sendo que desde do início de 2019 até agora já foram contadas cerca de 10 vítimas mortais em Portugal.

LÊ TAMBÉM: MODA LIVRE: A APP QUE LUTA CONTRA O TRABALHO ESCRAVO

Será no dia 16 de Fevereiro que a Collections irá ser oficialmente lançada na Semana da Moda em Nova Iorque, uma data escolhida para promover a mudança e unir a indústria da moda em torno do problema da violência doméstica.

As t-shirts estão disponíveis, em exclusivo, na loja online das Josefinas na seção “You Can Leave”, uma mensagem de encorajamento a todas as vítimas, e cada uma custa 79 euros. Todo o montante angariado desta campanha destina-se às Casas de Abrigo da APAV.