Para os mais distraídos, Murta pode ser um nome pouco ou nada familiar. Mas quem acompanha o programa televisivo The Voice Portugal com regularidade, com certeza se recorda de Francisco Murta, finalista da edição de 2016.

O jovem acaba de lançar o seu primeiro single em nome próprio. ‘Porquê‘ estreou esta terça-feira (12) pelas mãos da Universal Music e está disponível em todas as plataformas digitais do artista. A música foi escrita pelo artista e contou com a produção do 51STUDIO.

Com apenas 20 anos, Murta destaca-se pela voz mas tem na escrita e na composição uma amostra da sua versatilidade. ‘Porquê‘ é o reflexo disso mesmo – uma faixa que nos primeiros segundos nos soa a balada e que se transforma em algo completamente diferente. O piano funde-se com uma batida hip-hop e a voz de Francisco completa uma fusão que resulta bem.

Francisco Murta nasceu na Figueira da Foz a 31 de agosto de 1998, cresceu em Samora e Benavente e, até aos 12 anos de idade, a música ainda não fazia parte do seu dia a dia. Os acasos da vida levaram-no até ao piano e a paixão pela música cimentou-se quando, ainda na adolescência, formou os DamnFATG! – uma banda de originais onde fomentou a técnica e a perícia.

A vontade de continuar a aprender levou-o até ao Hot Club, em 2016, para explorar mais a voz e o piano. Posteriormente, começou a dar cada vez mais concertos e com o feedback positivo que foi recebendo, percebeu que se podia dedicar por inteiro à música.

Foi nessa altura que decidiu concorrer ao programa televisivo The Voice Portugal, onde chegou à Gala final. Hoje, os vídeos das suas atuações somam milhares de visualizações no YouTube. Só o vídeo da Prova Cega, em que interpretou Georgia On My Mind, de Ray Charles, conta com mais de 2,5 milhões de visualizações.

Em Outubro de 2018, Murta colaborou com o jovem rapper algarvio Domi, no single Rosas. E é ainda em 2018 que assina contrato com a Universal Music Portugal, que o representa agora e enquanto artista.

O videoclip de ‘Porquê‘ foi realizado por Miguel Mendes (madeinlx) e já está disponível no seu canal de Youtube.