Ontem à noite, dia 10 de fevereiro, decorreu a 61ª cerimómia anual do Grammy Awards. Pela passadeira vermelha – que dá entrada no Staples Center, em Los Angeles – passaram inúmeras celebridades com diferentes looks. O Espalha-Factos mostra-te quais foram as escolhas dos famosos.
Depois de uma noite dedicada à música, as atenções viram-se agora para as escolhas dos artistas quanto ao look. Não há prémios para o guarda-roupa, mas podemos dizer o que correu melhor e pior nas combinações de roupa, acessórios e maquilhagem das celebridades.
O MELHOR
Lady Gaga
Brilho, simplicidade e elegância. Três características do look, na noite em que a artista ganha três prémios: melhor performance pop de duo ou grupo, melhor canção composta para audiovisual e melhor performance solo de pop.
Lady Gaga deixou a excentricidade de lado na cerimónia do Grammy Awards 2019.
Escolheu um vestido em prata, sem alças, com uma racha lateral e um folho no lado esquerdo que marca a peça. O vestido tem um corte simples, que marca a cintura e cai a direito em baixo.
A simplicidade marcou a maquilhagem de Lady Gaga, com tons leves e que deixam ver o rosto – agora mais que nunca descoberto por quem assistiu ao filme A star is born.
Dua Lipa
Também com tons de prateado Dua Lipa marcou a passadeira vermelha. Um vestido com vários pormenores no peito e na cintura, que fica bem marcada pelos tecidos cruzados. O resto do vestido é fluido até aos pés e não só.
Tem uma cauda que acompanha a artista no caminho pela passadeira vermelha até ao palco onde recebeu o prémio de artista revelação.

Miley Cyrus
A cantora não aderiu aos vestidos, mas manteve a elegância e a sensualidade. Optou por um smoking com um blazer cintado e marcado pelo decote elegante no peito.
As calças tinham o cano largo junto ao tornozelo – tornando-as diferentes – e os sapatos de salto alto tinham as suas iniciais inscritas.
Algo não tão positivo são as mangas largas que dão um aspeto “desleixado”. Mas o restante corte do fato compensa.
Além da roupa, a maquilhagem estava simples e os maiores pormenores foram para os brincos que davam um toque à orelha descoberta pelo penteado de cabelo solto.
Jennifer Lopez
A artista norte americana escolheu um look cujo vestido é a peça principal. Está cheio de adereços brilhantes na gola junto ao pescoço, que se prolongam pelas mangas cavas e pelo peito.
O tecido reluzente ajuda também a dar glamour. Como adereço, escolheu um chapéu de aba larga que recolhe o cabelo – deixando mostrar os pormenores do vestido – que além de ficar elegante e é uma alternativa diferente aos penteados.

Shawn Mendes
O jovem artista de 20 anos, jogou pelo seguro: um fato clássico de cerimónia. Apostou na cor do fato – um azul escuro – para marcar a diferença.
O casaco do fato tem um gola do mesmo tom em cetim, o que confere elegância. Por baixo, nada de gravatas. Shawn optou por uma camisa preta e deixou alguns botões abertos (para dar alguma sensualidade ou simplesmente para mostrar o colar prata).

H.E.R
Entrou colorida e brilhante. A escolha da artista vencedora do prémio de melhor disco de r&b foi um fato de blazer justo e calças fluídas à boca de sino.
As calças fazem parecer as pernas mais longas, dando elegância à artista. Com lantejoulas coloridas por todo o look, a escolha de H.E.R foi divertida e irreverente.

Camila Cabello
Um vestido com um corte simples, cintado e com uma gola justa no pescoço. Camila Cabello optou por um look rosa brilhante, aparentemente simples e tapado.
Mas é nas costas que está a abertura que confere maior sensualidade ao look. Para completar, a artista fez um semi apanhado e deu um toque com uns brincos compridos.
LÊ TAMBÉM: TYRA LANÇA O MODELLAND, UM PARQUE TEMÁTICO ONDE TODOS PODEM SER MODELOS
O PIOR
Cardi B
A vencedora do Melhor Álbum de Rap – Invasion of privacy – escolheu um look extravagante e figurativo. A escolha de Cardi B. remete-nos quase para um flamingo pelos tons de rosa pálido e o preto que marca a elegância da cintura e das pernas.
As transparências e brilhos marcam a sensualidade da rapper. Os acessórios dão ainda mais brilho ao look e fica alguma curiosidade sobre o adereço que Cardi B. escolheu para a cabeça.
A maquilhagem está dentro dos tons do look e o cabelo tem um apanhado simples para deixar todas as atenções para os restantes pormenores.

Post Malone
O artista americano também escolheu tons de rosa para a noite do Grammy Awards. O look é diferente, mas apesar dos pormenores e irreverência, faltava algum glamour e formalidade que caracterizam a cerimónia.
Post Malone optou por um conjunto cheio de apliques em forma de estrela: desde o casaco, passando pelas calças, até às botas. O look do artista é cintilante de cima abaixo talvez para mostrar que a “estrela” também pode usar estrelas.
Algo que também não jogou a favor do look foi a t-shirt branca por baixo do casaco que faz lembrar roupa interior.
Katy Perry
Continuamos numa onda de rosas e desta vez com Katy Perry. A cantora optou por um vestido sem alças e com volume a partir da cintura. É precisamente neste ponto que surge o aspeto menos positivo do look.
O volume não favorece a elegância da artista e o tecido tem uma textura que não ajuda a favorecer.
A escolha da artista já foi alvo de algumas brincadeiras, que a própria partilha no seu Instagram.

Tierra Whack
A rapper norte americana estava nomeada para melhor clip, mas acabou por perder para This is America de Childish Gambino.
O que também não esteve a ganhar foi a escolha da artista para a passadeira vermelha. Tierra misturou num só look inúmeras cores, padrões, texturas e acessórios que o tornavam numa confusão.
Parecia uma tela abstrata: o casaco tinha todo espetro cromático, o vestido tinha um padrão pouco perceptível, a maquilhagem e o penteado pareciam ter sido feitos à pressa.
Fantastic Negrito
Venceu o prémio de melhor álbum de blues contemporâneo no Grammy Awards 2019, repetindo o mesmo feito da cerimónia anterior.
Fantastic Negrito tem sucesso na música, mas não tanto nos looks. Usou um fato vermelho com vários apliques no blazer, uma camisa com padrão e uma gravata com riscas.
Os acessórios foram um colar e uns óculos que também nada têm a ver. Vários padrões, várias formas e uma pose divertida. Uma coisa é certa: o look é diferente e original, mas nada adequado à cerimónia do Grammy Awards.

Ricky Rebel
Política no Grammy Awards? Tudo é possível. Ricky Rebel usou um casaco que dizia “Keep America Great”. Este foi um dos aspetos que chamou mais atenção aos críticos da passadeira vermelha.
Para além desta marca de apoio a Donald Trump, todas as outras peças de roupa usadas por Ricky são brancas e têm apliques espelhados, que se encontram também nos óculos que levou.
O look do artista foi notícia e o próprio partilha na rede social Instagram.
Leon Bridges
Ganhou o prémio de melhor performance tradicional de R&B. Talvez o look também ganharia um prémio de melhor imitação de Woody dos filmes Toy Story.
Ainda assim, o artista norte americano trocou as botas cowboy da personagem de desenho animado, por uns sapatos clássicos que estão mais enquadrados no contexto da cerimónia.