A 91.ª edição dos prémios da Academia será transmitida em Portugal, exclusivamente, na FOX e FOX Movies. Até então, a emissão da cerimónia em território português tinha sempre ficado a cargo de canais generalistas, tendência contrariada pela primeira vez.

Numa tentativa de diversificar a oferta de estilos de divulgação, os canais FOX terão abordagens diferentes à transmissão do evento. A FOX recorrerá ao modelo habitual, com traduções e comentários em português. Em alternativa, na FOX Movies, a gala será emitida sem intervenção de locutores, no seu formato original.

A cerimónia poderá ser vista dia 24 de fevereiro a partir das 23h30, com as habituais filmagens introdutórias da red carpet. Recorde-se que este ano, pela primeira vez desde 1989, os Oscars não terão apresentador.

LÊ TAMBÉM: OSCARS NÃO TERÃO APRESENTADOR PELA PRIMEIRA VEZ EM TRÊS DÉCADAS

Segundo a FOX, “os espectadores portugueses poderão acompanhar, nos canais FOX e FOX Movies, as tendências da moda deste ano, as entrevistas com os nomeados e vencedores de edições passadas e começar a viver o ambiente dos Oscars, uma hora e meia antes a cerimónia de entrega, que terá início à 01h00”.

Os Oscars serão apresentados no Dolby Theatre em Los Angeles como habitualmente. Fonte: Playbill

A programação especial contará, então, com tributos aos vencedores de anos anteriores em várias categorias, como Melhor Filme, Melhor Atriz, Melhor Ator Secundário e Melhores Efeitos Visuais.

Após a entrega de prémios, a FOX Movies tem preparada uma after party de exibição de títulos premiados anteriormente pela academia. Gladiador, Os Descendentes, Tubarão, O Feitiço da Lua ou Da Terra Nascem os Homens são apenas alguns exemplos de filmes programados para a ocasião.

A falta de investimento dos canais generalistas na transmissão dos Oscars pode estar relacionada com o declínio das audiências portuguesas associadas a este tipo de eventos. A maioria prefere acompanhar a gala através da internet, fazendo com que os custos televisivos da mesma deixem de compensar.

Os Oscars são transmitidos em Portugal desde 1992, tarefa que tem passado pelas mãos da RTP1, TVI e SIC, emissora da cerimónia nos últimos dois anos.