O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
Reciclar
Reciclar

WasteApp: a nova app que ensina a reciclar

Já não é novidade que devemos reciclar para dar uma nova vida a muito dos materiais que utilizamos. A novidade está na WasteApp que ajuda a saber onde está o ecoponto mais próximo e o que se pode ou não colocar

A nova app surge de uma parceria entre a Quercus e a Fundação Vodafone Portugal. O objetivo é informar os cidadãos sobre a forma correta de reciclar os resíduos.

Muitos portugueses podem não saber que no ecoponto verde não se podem colocar copos de vidro ou que é no ecoponto amarelo que se colocam os pacotes de leite. Tudo isto está explicado na WasteApp.

A ideia surgiu como resposta da Quercus a pedidos diários de esclarecimento sobre o destino a dar a alguns resíduos. “Os Portugueses querem reciclar mas não sabem como fazê-lo, tal como demonstra o resultado do inquérito por nós elaborado”, refere Carmen Lima, Coordenadora para os Resíduos da Quercus.

De acordo com os dados da Quercus, cada português produz, todos os dias, uma média de 1,32 kg de lixo. Ao fim de um ano este valor resulta em 4,75 milhões de toneladas de resíduos urbanos em Portugal. Deste valor apenas 16,5% dos resíduos são encaminhados para os ecopontos.

É para converter estes valores que surge a plataforma digital. Aproveita as tendências tecnológicas atuais para despertar para a necessidade de melhorar os níveis de reciclagem em Portugal.

A WasteApp é uma extensão das Campanhas de Sensibilização Ambiental para a consciencialização e informação da população, numa altura em que Portugal está a rever o Plano Estratégico dos Resíduos Urbanos.

Há mais de 50 tipologias de resíduos na WasteApp: desde baterias automóveis, passando por radiografias ou medicamentos, até aos tonners e tinteiros. Basta carregar nas opções e encontra-se uma lista de vários locais – de norte a sul do país – onde é possível deixar os resíduos.

A Quercus validou vários operadores – assinalados na app para destino de alguns resíduos – que se encontram identificados com o logo “Quercus”. É o caso de entidades como a parceira principal Fundação Vodafone Portugal, a Sociedade Ponto Verde, o ValorMed e o Pingo Doce.

LÊ TAMBÉM: GUESS LANÇA COLEÇÃO AMIGA DO AMBIENTE

WasteApp está disponível na AppStore e GooglePlay para iOS e Android. Pode ser acedida em smartphone, tablet e computador.

Os utilizadores podem também contribuir para enriquecer a informação cedida na app sugerindo novos destinos para os resíduos domésticos ou partilhando atualizações aos destinos já disponibilizados.