Foto: VisualHunt

Poeta canadiano Howard Altmann estreia-se em Portugal com uma edição bilingue

No dia 5 de fevereiro, a editora Guerra e Paz publica, pela primeira vez em Portugal, uma coletânea de poemas do poeta canadiano radicado nos EUA, Howard Altmann, intitulada Enquanto Uma Fina Neve Cai.

O livro reúne uma seleção de 33 poemas, em edição bilingue (português e inglês). A tradução é de Eugénia de Vasconcellos, autora portuguesa de livros de poesia O Quotidiano a Secar em Verso (2016) e Sete Degraus Sempre a Descer (2018).

“A poesia de Altmann é a de uma voz humana que procura a serenidade numa harmonia que concilie a casa, a neve, a luz e a escuridão, a paisagem, o som”, adianta em comunicado a editora que chancela a obra.

Para John Ashbery (1927-2017), um dos maiores poetas americanos do século XX galardoado com o prémio Pulitzer, trata-se de um autor cujos poemas, pela sua singeleza, são “tão necessários quanto um copo de água”.

De entre os poemas selecionadas para a edição bilingue agora lançada, encontram-se alguns que têm sido veiculados e destacados na rubrica Poem of the Week do jornal The Guardian ou na página oficial da organização sem fins lucrativos Academy of American Poets.

A obra de Howard Altmann deixa transparecer a paixão do autor por Portugal e pelo Brasil, visível em poemas como Saudade, Salvador da Baía ou o inédito Lisboa.

Poeta canadiano Howard Altmann
Foto: divulgação

A publicação de Enquanto Uma Fina Neve Cai marca a estreia do poeta canadiano Howard Altmann no mercado livreiro português e dá continuidade à aposta da Guerra e Paz para este ano, iniciada com a publicação de Guardados numa Gaveta Imaginária, de Tchiangui Cruz, autora luso-angolana inédita também.

Natural de Montreal, no Canadá, Howard Altmann vive atualmente em Nova Iorque, nos EUA, e, apesar de formado em Economia e Finanças, dedica a sua vida à escrita.

Para além dos livros de poesia Who Collects the Days e In This House, escreveu a peça de teatro The Johnsons & The Thompsons e diversas histórias infantis.

Lê também: Os Blumthal: uma família apanhada no meio do nazismo e comunismo no novo livro de José Milhazes

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Mão de Midas
‘Mão de Midas’. Um mistério por resolver no novo sucesso espanhol da Netflix