No dia 5 de fevereiro, a editora Guerra e Paz publica, pela primeira vez em Portugal, uma coletânea de poemas do poeta canadiano radicado nos EUA, Howard Altmann, intitulada Enquanto Uma Fina Neve Cai.

O livro reúne uma seleção de 33 poemas, em edição bilingue (português e inglês). A tradução é de Eugénia de Vasconcellos, autora portuguesa de livros de poesia O Quotidiano a Secar em Verso (2016) e Sete Degraus Sempre a Descer (2018).

“A poesia de Altmann é a de uma voz humana que procura a serenidade numa harmonia que concilie a casa, a neve, a luz e a escuridão, a paisagem, o som”, adianta em comunicado a editora que chancela a obra.

Para John Ashbery (1927-2017), um dos maiores poetas americanos do século XX galardoado com o prémio Pulitzer, trata-se de um autor cujos poemas, pela sua singeleza, são “tão necessários quanto um copo de água”.

De entre os poemas selecionadas para a edição bilingue agora lançada, encontram-se alguns que têm sido veiculados e destacados na rubrica Poem of the Week do jornal The Guardian ou na página oficial da organização sem fins lucrativos Academy of American Poets.

A obra de Howard Altmann deixa transparecer a paixão do autor por Portugal e pelo Brasil, visível em poemas como Saudade, Salvador da Baía ou o inédito Lisboa.

Poeta canadiano Howard Altmann

Foto: divulgação

A publicação de Enquanto Uma Fina Neve Cai marca a estreia do poeta canadiano Howard Altmann no mercado livreiro português e dá continuidade à aposta da Guerra e Paz para este ano, iniciada com a publicação de Guardados numa Gaveta Imaginária, de Tchiangui Cruz, autora luso-angolana inédita também.

Natural de Montreal, no Canadá, Howard Altmann vive atualmente em Nova Iorque, nos EUA, e, apesar de formado em Economia e Finanças, dedica a sua vida à escrita.

Para além dos livros de poesia Who Collects the Days e In This House, escreveu a peça de teatro The Johnsons & The Thompsons e diversas histórias infantis.

Lê também: Os Blumthal: uma família apanhada no meio do nazismo e comunismo no novo livro de José Milhazes