Muitos livros inspiraram conhecidos filmes e séries – Harry Potter ou A Guerra dos Tronos, para citar dois exemplos das últimas duas décadas – cujo sucesso projectou os autores e as suas obras para a fama em escala global.

Filmes baseados em livros não são nada de novo, mas cada vez mais vemos também a televisão, especialmente agora com as plataformas de streaming que permitem lançar temporadas inteiras de uma vez, a irem buscar inspiração a obras literárias para criar séries que têm atingido grande fama. Os livros que o Espalha-Factos aqui te apresenta serviram de base para várias das séries do momento. Se gostaste destas séries, não podes deixar de ler os livros que aqui te propomos.

A História de Uma Serva, de Margaret Atwood (The Handmaid’s Tale, HBO)

Fonte: Goodreads

Uma das mais celebradas séries do momento, esta distopia (género popularizado pelas obras 1984 e Brave New World) ganhou popularidade graças à sua extrema pertinência nos dias de hoje,e venceu vários prémios Emmys e Golden Globes em 2017 e 2018, incluindo Melhor Série Dramática e Melhor Atriz para Elisabeth  Moss. Mas o livro, que a série segue durante a sua primeira temporada, foi na verdade escrito em 1985 pela autora canadiana Margaret Atwood.

A história foca-se em Offred, uma serva numa sociedade distópica teocrática totalitária nos Estados Unidos, após o governo americano ter sido derrubado, e explora o sexismo, a subjugação das mulheres numa sociedade patriarcal, e a procura pela expressão pessoal, independência e individualidade. Uma obra que rapidamente se tornou um clássico distópico incontornável, e que podes encontrar na sua versão portuguesa aqui.

Objetos Cortantes, de Gillian Flynn (Sharp Objects, HBO)

Fonte: Goodreads

Da autora de Gone Girl (Em Parte Incerta) e Dark Places (Lugares Escuros), ambos adaptados ao grande ecrã, Objetos Cortantes é a terceira obra de Gillian Flynn a ser adaptada, desta vez ao pequeno ecrã, com um elenco de luxo que inclui Amy Adams no papel principal como Camille Preaker, papel que já lhe valeu várias nomeações e um Critics’ Choice Awards.

Camille é uma jornalista com historial de auto-mutilação que tem de voltar à sua terra natal para cobrir o assassinato de duas jovens adolescentes. Mas regressar a casa significa rever a mãe com quem tem uma relação complicada e remexer em memórias há muito esquecidas. Este foi o primeiro romance de Flynn, lançado em 2006, e já traduzido e publicado em Portugal, aqui.

A Very English Scandal, de John Preston  (A Very English Scandal, BBC)

Fonte: Goodreads

A Very English Scandal conta a inacreditável história real do Caso Thorpe, o escândalo político britânico de 1979 que viu o líder do antigo Partido Liberal, Jeremy Thorpe, ser acusado de mandar assassinar o seu ex-amante, Norman Scott. A adaptação da BBC tem Hugh Grant no papel de Jeremy Thorpe e Ben Whishaw no de Norman Scott, e contou já com várias nomeações para os Critics’ Choice Awards, SAG Awards, e Globos de Ouro deste ano, prémio que Whishaw venceu na categoria de Melhor Ator Secundário em Série, Mini-série ou Filme para televisão.

O livro, que se lê como um thriller, é uma investigação sobre o passado (amoroso) de Thorpe, numa altura em que relações homossexuais eram ilegais, e um relato de todo o escândalo, uma análise da exposição pública de Thorpe que o viu cair em desgraça e do julgamento que, no final, o ilibou de todas as acusações. Podes encontrá-lo online na versão original inglesa.

Lê também: Conhece os Livros que Inspiraram os Melhores Filmes Desta Temporada

Codename Villanelle, de Luke Jennings (Killing Eve, BBC America)

Fonte: Goodreads

Codename Villanelle é uma compilação de quatro pequenos livros digitais lançados originalmente na plataforma Kindle, e conta a história de Oxana Vorontsova, uma orfã russa que, após vingar a morte do pai mafioso e ser presa, é resgatada por um grupo secreto e treinada para se tornar uma assassina. Mas quando uma agente do MI5, Eve Polastri, começa a detetar um padrão numa série de assassinatos que a podem levar  a Oxana, Eve entra numa perseguição incansável para apanhá-la.

A série que este livro inspira, Killing Eve, conta com Jodie Comer no papel de Oxana e Sandra Oh no papel de Eve. A série conta com 23 nomeações, incluindo para os Golden Globes e Emmy Awards, e Sandra Oh arrecada já quatro prémios de Melhor Atriz em Série Dramática (SAG Awards, Critics Choice, Golden Globes e GALEGA), fazendo história como a primeira mulher asiática a ganhar mais do que um Golden Globe ao longo da sua carreira (venceu o seu primeiro em 2005 no papel de Cristina Yang em Anatomia de Grey). O livro, ainda não disponível em português, pode ser encomendado online em inglês.

Pequenas Grandes Mentiras, de Liane Moriarty (Big Little Lies, HBO)

Fonte: Goodreads

Esta história segue três mulheres, Madeline, Celeste, e Jane, num idílico e elegante bairro costeiro. Madeline guarda ressentimentos e gosta de partilhar a sua opinião. Celeste desperta invejas com a sua beleza, mas ninguém sabe o que se passa por detrás das portas de sua casa. E Jane, uma jovem mãe solteira, mudou-se recentemente e vê nas outras duas mulheres um modelo a seguir. O seu percurso cruza-se por acidente e formam uma amizade forte que será testada quando algo corre mal e alguém aparece morto durante a festa – sem ninguém perceber quem é a vítima, e quem o matou.

A série, que se dedicou na sua primeira temporada a adaptar a obra literária em que se inspira ao pequeno ecrã, alcançou prestígio, prémios, e sucesso internacional, incluindo quatro Golden Globes em 2018 (Melhor Série Limitada ou Filme para Televisão, Melhor Atriz em Série Limitada ou Filme para Televisão para Nicole Kidman, Melhor Ator Secundário em Série, Série Limitada ou Filme para Televisão para Alexander Skarsgard, e Melhor Atriz Secundária em Série, Série Limitada ou Filme para Televisão para Laura Dern) e oito Emmys (incluindo Melhor Atriz para Nicole Kidman, Melhor Ator Secundário para Alexander Skarsgard, Melhor Atriz Secundária para Laura Dern, e Melhor Série Limitada).

Uma segunda temporada, entretanto anunciada, está já em produção, e conta com Meryl Streep no seu primeiro papel em televisão, que se junta ao elenco principal que inclui também Reese Witherspoon, Shailene Woodley, e Zoë Kravitz. O livro, um sucesso internacional, está disponível em Portugal aqui.

You, de Caroline Kepnes (You, Lifetime / Netflix)

Fonte: Goodreads

You, uma série de 2018 do canal americano Lifetime, mais recentemente distribuída para todo o mundo pela Netflix e que rapidamente se tornou um sucesso internacional, é uma adaptação do livro homónimo de Caroline Kepnes, lançado em 2014, já nessa altura bem recebido pelo público e considerado um dos melhores thrillers do ano.

Guinevere Beck, uma jovem aspirante a escritora, desperta o interesse de Joe ao entrar na livraria onde este trabalha. Joe está convencido que Guinevere é a mulher perfeita para ele, e Guinevere rapidamente se apaixona por aquele que parece ser o seu par ideal, só que nem Joe nem Guinevere são o que aparentam ser. O livro teve uma sequela publicada em 2016, Hidden Bodies, e a série, com Elizabeth Lail e Penn Badgley nos papéis principais, terá uma segunda temporada. O livro, que ainda não foi traduzido para português, pode ser encontrado na sua versão original aqui.

Lê também: Sérgio Godinho Publica Novo Romance