A companhia Rimini Protokoll apresenta na Culturgest 100% Lisboa, um espetáculo que procura representar em palco a população de Lisboa. Cem pessoas, cada uma representando 1% da população, sobem ao palco e expressam a sua história e identidade.

Foto: Rimini Protokoll, 100% Stellenbosch ©NatalieGabriels

Foto: Divulgação

No seguimento do que já foi feito ao longo de 10 anos e em mais de 35 cidades, incluindo São Paulo, Paris, Montreal, Amesterdão e Tóquio, 100% Lisboa tenta espelhar a diversidade da cidade no palco. Lisboa terá os seus 500 mil habitantes representados em palco por cem dessas pessoas, cada uma delas a representar 1% da população.

O espetáculo, produzido em parceria com a Fundação Francisco Manuel dos Santos, conta com o apoio do Goethe Institut Lisboa e da PORDATA, que disponibilizou os dados estatísticos que servem de base não só para o espetáculo como também para a exposição 100% Portugal/100% Lisboa, que decorrerá em simultâneo na Culturgest. A exposição é organizada pela Fundação Francisco Manuel dos Santos.

O objetivo é apresentar um retrato do país e da cidade e atribuir uma face aos números, com um elenco de cem pessoas escolhidas após um longo processo de seleção para representar uma população dividida por género, idade, nacionalidade, agregado familiar e área de residência.

Foto: (c) Ahn Gab Joo

Foto: Divulgação

Rimini Protokoll

Rimini Protokoll, a companhia de teatro alemã criada em 2002 e conhecida pela criação do Teatro da Realidade, que traz pessoas comuns ao invés de atores profissionais para desenvolver o projeto, pisar o palco, e falar do mundo real em que vivemos, produz este espetáculo em conjunto com a Culturgest, responsável pelo casting.

O espetáculo está em cena dias 1, 2, 3, 8, 9 e 10 de fevereiro no Grande Auditório da Culturgest, sextas-feiras às 21h, sábados às 19h e domingos às 17h. Os bilhetes custam entre 7 e 14 Euros e já estão à venda na Culturgest ou online.

Lê também: Morreu o Poeta, Tradutor e Editor Rui Caeiro