Há duas semanas, foi anunciada a presença de Yellow Days no Vodafone Paredes de Coura 2019; nesta segunda-feira, a organização do festival minhoto confirmou mais quatro artistas. Connan Mockasin, Balthazar, Boogarins e First Breath After Coma vão passar pela Praia Fluvial do Taboão entre 14 a 17 de agosto.

No dia 14, que inaugura o festival, os brasileiros Boogarins juntam-se aos já confirmados The National e Parcels. O quarteto de indie rock psicadélico é já uma presença regular em terras lusitanas. Contam já com três álbuns de estúdio lançados, uma nomeação nos Grammys Latinos e reconhecimento por parte da crítica internacional. A Coura trazem o esperado Sombrou Dúvida, trabalho com lançamento previsto para o próximo mês de maio.

As restantes confirmações encaixam todas no terceiro dia do festival, que passa a ser o dia com mais artistas confirmados até ao momento. Uma delas é Connan Mockasin, nome artístico do carismático Connan Hosford.

O artista neozelandês lançou o álbum de estreia Please Turn Me Into the Snat por conta própria em 2010. Seguiram-se Forever Dolphin Love (2011) e Caramel (2013), que incorporam o soft rock da década de 1970. Connan traz agora Jassbusters a Portugal, considerado pelo Espalha-Factos um dos melhores álbuns internacionais de 2018.

No mesmo dia, sobem ao palco do Paredes de Coura os Balthazar, naturais da Bélgica. Conhecidos pela mistura de indie pop com a música eletrónica e o garage rock, a sua discografia conta já com quatro trabalhos editados. Destes, o disco de estreia Applause (2010) e o sucessor Rats (2012) arrecadaram prémios de melhores álbuns nos Music Industry Awards. Depois de quatro anos sem lançamentos surgiu Fever, editado na última sexta-feira (25).

Também há nomes nacionais em Coura

Também os portugueses First Breath After Coma marcam presença no festival minhoto a 16 de agosto. Os leirienses voltam a Coura depois de por lá terem passado em 2016, aquando do lançamento do álbum Drifter, nomeado pela Associação Europeia de Editoras Independentes na categoria de melhor disco europeu. Em março de 2019 regressam aos lançamentos com NU, o terceiro álbum de originais, com o selo da editora Omnichord Records.

Connan Mockasin, Balthazar e First Breath After Coma juntam-se, assim, aos já anunciados Spiritualized, Father John Misty, Julien Baker e Romare no terceiro dia do festival. Seguem em baixo todos os nomes até agora confirmados para o Vodafone Paredes de Coura 2019:

14 de agosto
The National
Parcels
Boogarins

15 de agosto
New Order
Car Seat Headrest
Boy Pablo
Acid Arab
Krystal Klear
Yellow Days

16 de agosto
Spiritualized
Father John Misty
Julien Baker
Romare (DJ set)
Connan Mockasin
Balthazar
First Breath After Coma

17 de agosto
Patti Smith
Mitski
Kamaal Williams
Alice Phoebe Lou
Flohio
Crumb