The Super Van ou Vanessa Teodoro. Ambos os nomes remetem para a ilustradora e artista urbana portuguesa que dá cartas (ou padrões) a peças da marca Louis Vuitton

Para a reabertura da loja da marca de luxo francesa na Avenida da Liberdade, em Lisboa, Vanessa ilustrou à mão uma edição especial e limitada.

Estiveram à venda 15 bolsas para guardar o passaporte e uma chapeleira com as ilustrações da artista. Podemos dizer “estiveram”, porque em apenas dois dias as bolsas voaram para outros destinos, restando apenas a chapeleira.

https://www.instagram.com/p/BrHsaoRh8Pw/

Não houve esboço. Vanessa Teodoro pintou diretamente nas peças da marca e não podia haver enganos. Um trabalho de responsabilidade a que a artista já está habituada. Nas peças da Louis Vuitton foi usada uma tinta específica que além do cheiro intenso, era muito grossa.

photo: ©Hugo Macedo

Gepostet von By Vanessa Teodoro am Montag, 7. Januar 2019

UM TRABALHO DE LUXO E ALÉM FRONTEIRAS

A primeira ligação da artista portuguesa com a marca Louis Vuitton aconteceu em 2016, quando o seu nome apareceu no Lisbon City Guide.

É formada em publicidade e design gráfico e chegou a trabalhar em agências de publicidade. Mas foi a dar cor e forma a sítios e objetos que encontrou aquilo de que gosta de fazer.

Os padrões das peças para a edição limitada da Louis Vuitton foram inspirados na África do Sul, país que marcou a infância da artista e se reflete hoje nos trabalhos que desenvolve.

https://www.instagram.com/p/BsWQZIzhZju/

Além das influências ao país de origem, a arte de Vanessa Teodoro caracteriza-se pela street art, mas também por personagens fantasiosas, elementos figurativos, padrões gráficos e jogos de cor.

LÊ TAMBÉM: MODALISBOA APRESENTA INSIGHT E PROCURA VOLUNTÁRIOS

Os traços do trabalho da artista têm marcado a arte contemporânea em Portugal e têm ido além fronteiras. O reconhecimento já trouxe a Vanessa a oportunidade de colaborar com marcas como Louis Vuitton, Coach, Lacoste Live, Jaguar e Ikea.

Gepostet von By Vanessa Teodoro am Mittwoch, 12. September 2018

Para o futuro, Vanessa Teodoro já tem mais projetos em vista. Um deles continua na linha do luxo: a artista está a preparar montras para um centro comercial na China, só com lojas de luxo.

Por cá, a Vanessa também vai deixar a sua marca literalmente em solo nacional. Vai pintar chão em Entrecampos e Campo Pequeno. O projeto surge em conjunto com a Câmara Municipal de Lisboa.

Na recente colaboração com a Louis Vuitton, os preços das peças são os habituais para quem já conhece a marca de luxo. As bolsas para o passaporte custavam 225 euros e a caixa para chapéus tem um custo mais elevado de 3200 euros.