Entrámos num novo ano, mas nem tudo mudou. O protocolo BitTorrent continua a ser uma ferramenta usada por muitos internautas.

É indispensável conhecer os sites de referência que permitem o download deste tipo de ficheiros. O Espalha-Factos atualiza a lista das cinco melhores opções na Internet.

Muitos destes sites, no entanto, estão bloqueados em Portugal. Para contornar este bloqueio, podes alterar os servidores de DNS, por exemplo. Em alternativa, podes ligar-te através de uma VPN (a Universidade de Tsukuba, no Japão, tem uma lista de VPNs gratuitas) ou da rede Tor.

Lê também: SPOTIFY AVANÇA COM FUNÇÃO QUE PERMITE BLOQUEAR ARTISTAS

1337x

Começamos a lista com um site destacado previamente. O 1337x tem evoluído exponencialmente, desde 2016, e este ano a tendência parece que se mantém.

Considerada o futuro das transferências BitTorrent, a página tem uma apresentação agradável e intuitiva. A comunidade forte e dedicada garante torrents atualizados. É a opção mais moderna da lista.

Link: https://1337x.to

The Pirate Bay

O símbolo do download por BitTorrent, este site tem sobrevivido a vários ataques e detenções. É a maior biblioteca de ficheiros por torrent disponível na Internet e continua com atualizações constantes.

Este ano aparece mais abaixo na lista devido aos momentos frequentes em que o site quebra durante um período de tempo. Mesmo assim, o The Pirate Bay continua a ser uma referência para os internautas.

Link: https://thepiratebay.org (domínio oficial)

https://thepiratebay-proxylist.org (servidores alternativos)

YTS.AM

Uma página mais específica, o YTS.AM especializa-se em filmes e séries em alta qualidade. Os sites de streaming que existem pela Internet fora vão todos buscar os ficheiros aqui.

Apesar de oferecer um conteúdo mais reduzido, devido às suas características, foi o domínio de BitTorrent mais frequentado, em 2018. A tendência é para aumentar, já que experienciar cinema de forma digital está, cada vez mais, na moda.

Link: YTS.AM

Lê também: EUROVISÃO: PORTUGAL SALTA 19 LUGARES NAS APOSTAS DEPOIS DE REVELADAS MÚSICAS CONCORRENTES

RARBG

O último regresso da lista anterior,  o RARBG, fundado em 2008, prima-se pela consistência que oferece aos internautas. O seu arquivo é extenso e tem um pouco de tudo.

Uma característica muito particular é a secção de notícias.  Para além disso, o site é alvo de constantes atualizações para corrigir erros. É o único desta lista que não está bloqueado, em Portugal.

Link: rarbg.to

Torrentz2

Finalizamos com um projeto que pretende reavivar o Google do BitTorrent. O domínio fechou em 2016, contudo a sequela chegou para ajudar os internautas.

O Torrentz2 é um motor de busca que apresenta uma compilação de páginas com o torrent pesquisado pelo utilizador. Quando o site de eleição aparenta não ter o ficheiro requisitado, esta opção pode ajudar a descobrir alternativas de qualidade.

Link: https://torrentz2.eu

Lê também: HARRY POTTER CHEGA À NETFLIX PARA TODAS AS MARATONAS QUE QUISERES

O Espalha-Factos lista estas soluções não exprimindo, com as mesmas, qualquer ponto de vista sobre a utilização de plataformas online – gratuitas ou não – para a visualização de filmes ou séries. Apelamos a que os nossos leitores cumpram a lei e que, no uso das plataformas, tenham em atenção a mesma.