O Spotify lançou uma nova função que permite aos utilizadores bloquear a reprodução automática de qualquer artista nas suas playlists, tabelas ou rádios pessoais. A nova ferramenta, lançada nesta segunda-feira sem qualquer alarido, está disponível nas páginas de todos os artistas.

Para ativar a função, basta carregar na opção “Don’t play this artist”, exibida nas páginas de artistas. A partir do momento em que um artista é bloqueado, o Spotify assegura que as suas canções não sejam tocadas nas playlists em que constam. Desta forma, continua a aparecer na conta do utilizador e surge se for pesquisado, mas as suas músicas não serão reproduzidas automaticamente.

Por exemplo, se Ariana Grande for bloqueada, as suas músicas continuam a aparecer em playlists como “Pop Internacional”, mas serão ignoradas em reprodução automática. Tal não acontece com os temas em que esteja creditada como colaboradora. Outro exemplo: a música Bed de Nicki Minaj, que conta com uma feature de Ariana Grande, não seria automaticamente silenciada.

Para desativar a função, é preciso selecionar o mesmo botão que, se a artista em questão estiver bloqueada, dirá “Remove” (Eliminar), como em baixo está ilustrado. Assim, as suas canções voltam a ser reproduzidas na conta do utilizador.

“Don’t play this artist”: A nova feature do Spotify (via thurrott.com)

Segundo a Thurrott, o Spotify afirmou em 2017 ter decidido contra uma opção que bloqueasse os artistas na plataforma. A nova funcionalidade parece evidenciar a mudança de opinião por parte da companhia. Por isso mesmo, esta ainda se encontra em fase de testes.

Por enquanto, a função é exclusiva à versão mobile. Contudo, a partir do momento em que um artista é bloqueado na aplicação do telemóvel, o bloqueio é assegurado também na versão desktop e na web. A Thurrott explica também que a opção “parece estar ainda limitada a um número reduzido de utilizadores”, mas que dentro de meses vai estar disponível a uma maior audiência. A companhia ainda não prestou declarações oficiais sobre o assunto.

LÊ TAMBÉM: SPOTIFY EXCLUI R. KELLY E XXXTENTACION DAS PLAYLISTS