O icónico musical Chicago, estreado na Broadway em 1975, deverá chegar a Portugal ainda este ano, numa co-produção Força de Produção e Teatro da Trindade INATEL.

O espetáculo, com estreia prevista para setembro, contará com direção de Diogo Infante, direção musical de Artur Guimarães e coreografia de Rita Spider.

Neste momento estão abertas as audições para atores, bailarinos e cantores e ainda não há informações sobre o elenco.

Esta não é uma estreia no terreno dos musicais para Diogo Infante, atual diretor artístico do Teatro da Trindade, já que em 2008 dirigiu o musical Cabaret, sendo à época diretor do Teatro Municipal Maria Matos.

Um musical histórico

Chicago é um dos musicais de maior sucesso em todo o mundo, baseado numa peça de 1926 com o mesmo título, escrita por Maurine Dallas Watkins, e adaptado como espetáculo musical com música de John Kander e libretto de Fred Ebb e Bob Fosse. As personagens Velma Kelly e Roxie Hart foram imortalizadas no cinema por Catherine Zeta-Jones e Renée Zellweger e o filme de 2002 arrecadou seis Óscares, incluindo o de Melhor Filme.

Desde a estreia em 1975 o musical tem sido reposto em diversas ocasiões, na Broadway e em Londres, onde atingiu o recorde como o revival de um musical americano a permanecer durante mais tempo no West End. Além de digressões nacionais nos Estados Unidos e um pouco por toda a América, Chicago conta com produções em países como Austrália, Japão, África do Sul, França ou Peru e já foi visto por mais de 17 milhões de pessoas.

LÊ TAMBÉM: TEATRO PARA VER EM LISBOA EM JANEIRO