A RTP revelou hoje (21) as canções concorrentes ao Festival da Canção, bem como os seus apresentadores e localização. Desta vez, o evento realiza-se em Portimão e aos apresentadores do ano passado junta-se Vasco Palmeirim.

A Portimão Arena foi o local escolhido para acolher tanto as finais como as semifinais do Festival da Canção. Em 2018, o evento realizou-se em Guimarães e no ano anterior em Lisboa.

As três etapas do Festival da Canção serão apresentadas por três diferentes duplas de apresentadores. Contarão ainda com convidados musicais que reinventarão clássicos de edições anteriores do festival.

Quem vai apresentar o Festival da Canção 2019?

Vasco Palmeirim, Filomena Cautela, Tânia Ribas de Oliveira e José Carlos Malato na conferência de imprensa do Festival da Canção 2019

A primeira semifinal será apresentada por Tânia Ribas de Oliveira e Sónia Araújo a 16 de fevereiro, com a presença dos convidados especiais Cais Sodré Funk Connection. A 23 de fevereiro, a apresentação será de José Carlos Malato e Jorge Gabriel e contará com a Kumpania Algazarra.

A grande final realiza-se a 2 de março com apresentação de Filomena Cautela e Vasco Palmeirim, que se estreia no Festival da Canção. Inês Lopes Gonçalves estará mais uma vez na green room com os cantores e compositores concorrentes. O convidado musical será Nuno Gonçalves (The Gift).

Há 16 canções e estão todas online

Aos 16 compositores que já eram conhecidos desde dezembro juntam-se os rostos dos intérpretes e as respetivas canções concorrentes. Uma das grandes novidades desta edição do Festival da Canção é a disponibilização online de todos os temas concorrentes.

Lê também: FESTIVAL DA CANÇÃO: OUVE TODAS AS CANÇÕES DA EDIÇÃO 2019

Calema, Conan Osíris, Mariana Bragada, NBC, Filipe Keil e Surma interpretam as suas próprias canções.

Filipe Keil foi o vencedor do concurso livre de submissão pública e diz que foi algo surpreendente. Concorreu sem expectativas e acabou por ser selecionado entre 230 pessoas. “É só prova do trabalho que tenho feito ao longo destes anos e espero que todas as pessoas gostem da minha música”, contou ao Espalha-Factos.

Surma afirma que a canção que compôs e irá interpretar, com letra de Tiago Félix, é da “interpretação livre de cada um”. O letrista diz que não gosta de “dar livros de instruções para perceber uma canção” nem de “influenciar nada a forma como ela é recebida pelo público.”

Os restantes compositores escolheram outros artistas para interpretar os seus temas. A lista completa das canções, intérpretes e compositores encontra-se abaixo.

Os jurados ainda não foram anunciados, ao contrário do que aconteceu em anos anteriores, e será uma surpresa a revelar mais tarde pela estação pública.

1.ª Semifinal

CompositorIntérpreteCanção
CalemaCalemaA Dois
Conan OsírisConan OsírisTelemóveis
D'AlvaAna CláudiaInércia
D.A.M.AJoão CamposÉ o que é
Filipe KeilFilipe KeilHoje
FlakEla LimãoMais Brilhante Que Mil Sóis
LuraSoraia TavaresO Meu Sonho
Tiago MachadoMatayPerfeito

2.ª Semifinal

CompositorIntérpreteCanção
André TentúgalLara LaquizO Lugar
Frankie ChavezMadrepazO Mundo a Mudar
Mariana BragadaMariana BragadaMar Doce
Miguel GuedesDan RivermanLava
NBCNBCIgual a Ti
Rui MaiaMila DoloresDebaixo do Luar
Pedro PodeMarlonO Jantar
SurmaSurmaPugna