O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
RTP
Fotografia: RTP/ Divulgação

RTP1 transmite novo documentário sobre As Rotas da Escravatura

RTP 1 volta a apostar em séries documentais desta vez com a estreia de As Rotas da Escravatura.

O programa aborda o “mundo onde o comércio de escravos desenhou os seus territórios”.  O conteúdo relata “a violência, a opressão e o lucro” das rotas principais de tráfico de escravos.

Lê também: Federação Portuguesa de Futebol cede direitos de competição europeia à RTP

O documentário tem a assinatura da ARTE, um canal franco-germânico especializado em conteúdos culturais. A RTP coproduziu o projeto.

A minissérie tem quatro episódios. Todos eles foram realizados por Daniel Cattier e, em Portugal, são narrados por José Henrique Neto.

Uma viagem pelo globo

O documentário propõe aos espetadores um percurso pelo tempo e o planeta. Desde África, passando pela Europa e chegando às Américas, as diferentes fases e culturas da escravatura serão analisadas.

O primeiro episódio, transmitido a 14 de janeiro, focou-se na troca de escravos que ocorreu através dos povos árabes, após a queda do império romano. O próximo episódio estreará a 21 de janeiro e dará conta da atuação dos portugueses em África, na altura dos Descobrimentos.

Lê também: ‘THIS IS US’: GORAN VISNJIC JUNTA-SE AO ELENCO DA TERCEIRA TEMPORADA

Os episódios seguintes serão focados no uso de escravos na exploração do açúcar das Caraíbas e na escravatura das metrópoles do século XIX.

Para os mais curiosos, o primeiro capítulo encontra-se disponível, por tempo limitado, em streaming, no site oficial da RTP.

[vimeo 180859182 w=640 h=360]