O texto inclui spoilers sobre o 9.º episódio da terceira temporada de Riverdale.

Archie (KJ Apa) morreu mesmo no fim de No Exit? O episódio mais recente de Riverdale, estreado esta quinta (17) na Netflix Portugal, deixou mais dúvidas que certezas e a internet está em alvoroço. Neste momento, já são várias as teorias sobre o acontecimento. 

Depois de um ataque de urso, que o deixou em péssimo estado, a perder muito sangue e com alucinações que o fizeram vaguear pelos seus pensamentos, o protagonista da série entra num último e introspetivo jogo de Grifos & Gárgulas. E é por esse caminho que vai, até à crua realidade. Por mais que voltemos a ver os últimos minutos deste episódio 3×09, as coisas não ficam mais claras. Archie parece mesmo morto e inanimado quando é encontrado por guardas florestais.

Archie sangue morto Riverdale

No entanto, há vários sinais que apontam que a personagem pode voltar. Mesmo que isso não signifique que sobreviveu. A série tem em Archie a sua personagem central e, por isso mesmo, é difícil acreditar que a partida seja para sempre.  Ainda que as lesões e perda de sangue pareçam realmente muito sérias.

Vamos por partes: KJ Apa, que interpreta Archie, está listado no elenco de praticamente todos os episódios restantes na terceira temporada, já foi visto várias vezes no set a filmar os próximos capítulos da história e surge em várias imagens do trailer da segunda parte da temporada 3. O próprio criador da série, Roberto Aguirre Sacasa, revelou a 12 de janeiro no Twitter que, no episódio 3×13, Archie vai voltar ao ringue de boxe. Porém, nada garante que a personagem não possa surgir em momentos que remetam para episódios ou narrativas anteriores… ou mesmo em alucinações e sonhos.

O jornal britânico Express nota, por outro lado, que o título do episódio, No Exit, é o mesmo que o de uma peça de Jean-Paul Sartre passada no inferno, o que poderá ser uma prova de que Archie está mesmo morto e noutra dimensão.

Mas, para equilibrar a balança para o lado da vida, há mais provas de que o regresso pode acontecer. Numa entrevista recente à Syfy Wire, citada pela Popbuzz, KJ Apa diz que Archie vai voltar à cidade, “salvo por uma pessoa e pela música“. O que, convenhamos, não combina muito bem com um regresso do mundo dos mortos.

O Express sublinha igualmente que não é a primeira vez que uma personagem do enredo se aproxima muito do além: Fred Andrews (Luke Perry) esteve à beira da morte quando foi baleado pelo Black Hood, Jughead Jones (Cole Sprouse) foi espancado pelos Ghoulies até perder os sentidos e Cheryl Blossom (Madelaine Petsch) teve de ser ressuscitada pelo próprio Archie depois de se ter afogado nas águas geladas do Sweetwater River.

No episódio desta quinta, o ruivo parecia estar empenhado em lutar pela própria vida, com o jogo de Grifos & Gárgulas a ser a demonstração desta vontade em regressar aos good old days em Riverdale. Porém, também esta parte do episódio é contraditória, porque o jogo termina com o momento em que, após lhe sair uma carta que o manda matar-se a si próprio, Archie o faz, investindo agressivamente contra uma versão de si próprio, a versão “fraca”, num ataque com um taco de baseball em que se culpa por todos os eventos trágicos recentes. Excluindo, por enquanto, o shutdown do governo norte-americano.

Ou seja, o bom velho Archie pode estar mesmo morto… mas para dar lugar a um novo, com uma postura mais dura e agressiva. Era um bocadinho anticlimático, depois de tantas peripécias marcantes, termos o protagonista a morrer vítima de um ataque de um urso… que nem aparece nas imagens.

Ainda assim, é prudente aguardar: Riverdale já nos ensinou a não criar expectativas demasiado elevadas e manter o espectro da morte debaixo de olho. Mas, se nos pedem um veredito, ele aqui está: 99% de hipóteses para o Paladino Ruivo continuar entre nós. Ele é o protagonista da saga de banda desenhada que deu origem à série. Por favor.

O próximo episódio chega a Portugal na quinta-feira (24). Até lá, a especulação vai ser intensa… e os fãs já fizeram notar que Archie não surge destacado no press release de divulgação. O que é que isso significa? Mistério, suspense… ou talvez um episódio em que não vamos saber nada acerca deste desfecho dramático.