Ainda nem estava a ser filmado e Maria, A Rainha dos Escoceses já era um filme que estava metido em sarilhos. Como em qualquer filme de época, os olhos de historiadores – e não só – estão prontos para escrutinar qualquer erro ou discrepância com aquilo que aconteceu na verdade histórica.

No entanto, esta obra da realizadora Josie Rourke baseada na biografia de John Guy, Queen of Scots: The True Life of Mary Stuart, não deve ser julgada por eventuais discordâncias históricas. O filme deve ser avaliado enquanto filme, sendo que nesse aspeto os seus pontos fortes são a maquilhagem, a direção de produção e as prestações de Saoirse Ronan e Margot Robbie.

Margot Robbie. Fonte: NOS Audiovisuais/Divulgação

Da forma que a narrativa está estruturada, é natural que queiramos que Mary vingue na sua missão, mesmo sabendo o que aconteceu na história real. Isto só é possível ao casting ideal de Rourke, que foi buscar duas das atrizes mais badaladas do atual cinema norte-americano. Saoirse Ronan, no papel de Mary Stuart, tem aqui uma das melhores interpretações da sua jovem e já muito frutífera carreira. Como contra parte, Margot Robbie está confortável no papel de Elizabeth, uma espécie de sombra de Mary.

As atrizes principais bem podem agradecer aos departamentos de maquilhagem e penteado, que fizeram um bom trabalho ao ponto de as caracterizações das personagens, como o cabelo ruivo de Ronan no início do filme, não parecerem uma caricatura.

Saoirse Ronan. Fonte: NOS Audiovisuais/Divulgação

Se não devermos apontar os erros históricos como um ponto negativo do filme, já o mesmo não se pode dizer de certas alturas do filme em que a narrativa se assemelha um pouco àquilo que dizemos ser uma novela mexicana.

O argumento também apresenta algumas oportunidades falhadas, como por exemplo a parte em que nos é dito que vai existir uma guerra civil, cuja duração não chega sequer a 10 minutos.

 

Título: Mary, Queen of Scots

Realização: Josie Rourke

Argumento: Beau Willimon

Elenco: Saoirse Ronan, Margot Robbie, Jack Lowden

Género: Biografia, Drama

Duração: 120 minutos

 

A Masterclass de Saoirse Ronan no papel de Mary Stuart
7Valor Total
Votação do Leitor 1 Voto
8.2