A rapper Noname marcou 2018 com Room 25, um dos discos mais aclamados do ano. Nesta quarta-feira, a Everything is New anuncia o seu primeiro concerto em Portugal, marcado para 27 de abril, sábado, no Lux Frágil em Lisboa. Os bilhetes estarão disponíveis a 18 de janeiro, sexta-feira, nos locais habituais.

Noname—originalmente Noname Gypsy—é o nome artístico de Fatimah Warner. Nos últimos dois anos, tem-se vincado na indústria com o seu flow animado e a sua destreza poética.

A rapper, natural de Chicago, é conterrânea e colaboradora de Chance the Rapper, Saba ou Mick Jenkins; participou em faixas destes antes de se afirmar a solo com Telefone, mixtape que editou em agosto de 2016. O disco, combinando o assertivo e o suave, uma leveza solarenga e o seu background lírico, lançou Noname para as listas de melhores do ano.

A aclamação crítica de que foi alvo com Telefone apenas aumentou com Room 25. O disco de estreia da rapper teve o maior resultado de 2018 no agregador de críticas Metacritic, com 91 em 100 pontos. No Rimas & Batidas, Rui Miguel Abreu definiu o álbum como “carregado de dúvidas e inquietações, de espantos e incertezas, que sublinham a humanidade real e palpável desta artista“.

O seu single mais recente, Song 31, surgiu no Ano Novo. Com a participação de Pheolix, é mais uma prova do estilo único, jazzístico de Noname.

https://www.youtube.com/watch?v=twlkGJm1io8