Cursos Livres
Cursos Livres (Fotografia: Nathan Dumlao/ Unsplash)

Cursos Livres abertos à comunidade em Universidades e Politécnicos

Várias Universidades e Institutos Politécnicos de norte a sul do país têm mais do que licenciaturas, mestrados, pós graduações ou doutoramentos. Já ouviste falar dos Cursos Livres? O Espalha-Factos mostra-te o que são e onde encontrar.

São abertos à comunidade e não se focam apenas no ensino dentro das Faculdades ou Escolas Superiores. Os Cursos Livres pretendem aprofundar os conhecimentos adquiridos e apostar na prática.

São livres, mas não são gratuitos, nem ilimitados. Precisas de te inscrever e esperar para saber se foste ou não selecionado.

Se já estás a acabar a licenciatura e queres complementar a tua formação e currículo, estas sugestões podem vir na altura certa.

Escola das Artes da Católica no Porto

Desde o Cinema, passando por Conservação e Restauro, Fotografia, Indústrias Criativas, Música, até ao Som e Imagem, os cursos de cada área são de curta duração.

Em Cinema tens cursos como Movimentos Cinematográficos ou Introdução ao Argumento, onde aprendes técnicas de guionismo.

O curso de Técnicas de Criatividade e Produção de Ideias faz parte da área das Indústrias Criativas e tem diferentes níveis: básico, intermédio e avançado. Os dois últimos completam os conhecimentos adquiridos no Workshop de nível básico.

Já numa outra área – Som e Imagem – há cursos como Efeitos Visuais em Nuke ou Captação de Som para Produção Musical. Ambos os cursos ligados ao audiovisual interligam-se com as diversas áreas artísticas lecionadas na Escola das Artes.

Os cursos têm vagas limitadas. As inscrições já estão a abertas e disponíveis online no site da Escola das Artes da Católica no Porto.

Escola das Artes
Cursos Livres Escola das Artes Católica no Porto (Fotografia: divulgação)

Escola Superior de Educação em Coimbra

Os Cursos Livres da Escola Superior de Educação focam-se nas línguas. Os vários cursos vão desde o inglês de iniciação, passando pelo mandarim de iniciação, até à língua gestual portuguesa.

Com estas formações ficas um poliglota. Os Cursos Livres funcionam em regime pós laboral e têm uma duração de 60 horas.

O valor para o público em geral é de 195 euros, com direito a certificado. Todas as informações sobre a inscrição estão disponíveis no site da Escola Superior de Educação.

Instituto Superior de Gestão e Administração de Santarém (ISLA)

No ISLA há seis cursos diferentes de curta/ média duração. Entre eles está o curso A Ética, Responsabilidade Civil e Criminal nas Atividades dos Técnicos de Segurança, o curso de Análise de Dados com SPSS que habilita os formandos a usar um software para a Análise Estatística de Dados ou o curso IT Essentials, ligado às tecnologias informáticas.

Os cursos variam entre os 120 e os 680 euros. O formulário de candidatura está disponível online.

Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG)

Há dois critérios de seleção para entrar nos Cursos Livres do ISEG:

  1. ano curricular;
  2. ordem de apresentação de candidatura online.

Todos os cursos têm uma duração de 12 horas, à exceção do curso Procura de Emprego: Preparação e Ferramentas, que conta com 24 horas.

Dois dos cursos – Métodos de Estudo e Investigação e Técnicas de Comunicação Oral – são destinados aos alunos de 1º ano. Já os Cursos de Técnicas de Comunicação Escrita e Written Communication dirigem-se aos alunos de 2º.

Por fim, o curso Procura de Emprego: Preparação e Ferramentas foca-se no 3º ano.

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH)

Na FCSH, faculdade da Universidade Nova de Lisboa, têm regimes de duração distintos das restantes sugestões.

Além dos Cursos de curta/ média duração, há cursos de longa duração. Quanto aos primeiros, estão incluídos os Cursos de Ano Novo (CAN), da Escola de Verão, de Línguas Estrangeiras, de Português Língua Estrangeira e o Verão na NOVA.

O Verão na Nova é dirigido a um público mais jovem e ainda sem formação no ensino superior. É a oportunidade para os estudantes do Ensino Secundário participarem em várias atividades e ficarem a conhecer melhor a FCSH.

Publicado por Faculdade de Ciências Sociais e Humanas – NOVA FCSH em Quinta-feira, 5 de julho de 2018

Universidade Lusófona

Há cursos para todos os gostos, ou seja, para todas as áreas de formação:

  • Artes e Design;
  • Ciências Sociais e Humanas;
  • Cinema e Artes dos Media;
  • Comunicação;
  • Desporto;
  • Economia e Gestão;
  • Engenharia e Ciências Naturais;
  • Engenharias e Tecnologias;
  • Psicologia;
  • Religião.

Uma lista que abrange áreas mais criativas, como o Curso Livre de Acompanhamento de Projeto Fotográfico na área das Artes e Design ou mais exatas, como o Curso Livre em Robot.

LÊ TAMBÉM: 5 RECEITAS DE BEBIDAS PARA AQUECER NOS DIAS DE INVERNO

Universidade do Algarve

Mais perto do mar, há também um mar de opções na Universidade do Algarve. Há mais de 15 Cursos Livre de diversas áreas.

Há dois cursos ligados à região: Alergologia no Algarve e História do Algarve. Outros cursos estão relacionados com áreas distintas como a saúde, artes e finanças.

Os Cursos Livres estão abertos à comunidade académica, mas também ao público em geral.

 

Mais Artigos
Tik Tok
Donald Trump e a novela TikTok. O que está em causa?