Cristina Ferreira mudou-se para a SIC em agosto, mas só agora, em janeiro, estreou o Programa da Cristina. No primeiro dia de confronto com o Você na TV!, que conduziu por mais de uma década, venceu ao antigo colega Manuel Luís Goucha. A diferença foi de praticamente 300 mil telespectadores. 

O Programa da Cristina marcou 6,9% de audiência média e 40,6% de share, contra 3,9% e 24,9% do Você na TV. Estes números ajudaram a estação de Carnaxide a conquistar a liderança diária: concentrou 20,8% de quota de mercado contra 19,3% da TVI.

Em comunicado, o canal da Impresa sublinhou o “resultado histórico”, relembrando que desde 2002, ainda com o extinto SIC 10 Horas, que não alcançava valores superiores a 40% de quota de mercado. Na mesma nota enviada à comunicação social, são ainda realçados os valores nos targets comerciais – A/B C D 15/54 e A/B C D 25/54 – onde o programa também alcança “resultados históricos”, com 42.7% e 45.6% de share, respetivamente.

O novo formato da SIC dominou a agenda mediática do dia. O telefonema surpresa de Marcelo Rebelo de Sousa à apresentadora, que contactou o programa para desejar felicidades no novo desafio, foi uma das notícias do dia.

Além disso, a entrevista a Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, acabou por também ocupar espaço no noticiário de segunda-feira, embora o gestor desportivo não tenha anunciado quem será o substituto de Rui Vitória ao comando das águias.

Cristina domina na internet

O reino da apresentadora não se fica pela televisão. Cristina foi a nona palavra mais usada do dia no Twitter em Portugal, tendo liderado as trending topics durante mais de 19 horas seguidas. De acordo com os dados do Google Trends, o nome Cristina Ferreira foi pesquisado mais de 100 mil vezes, sendo o termo mais pesquisado em Portugal na segunda-feira (7). Em segundo lugar, com pouco mais de 20 mil pesquisas, veio o jogo Tondela x Sporting.

Atualizado às 15h16 com comunicado SIC.