Enfermeiro
Imagem: Pixabay.

“Enfermeiro” é a palavra do ano 2018

Enfermeiro é a palavra eleita pelos portugueses como a Palavra do Ano de 2018. Há 10 anos que a Porto Editora divulga as palavras de cada ano e este não foi exceção.

A vencedora foi escolhida pelos 226 mil portugueses que participaram na votação. Esta foi uma eleição histórica, visto que no ano passado a iniciativa tinha contado com apenas 30 mil votantes. A cerimónia de revelação decorreu na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto.

As palavras candidatas desta 10.ª edição da Palavra do Ano da Porto Editora eram também dez: “enfermeiro”, “especulação”, “extremismo”, “paiol”, “populismo”, “privacidade”, “professor”, “sexismo” e as mais faladas “toupeira” e “assédio”.

A palavra do ano de 2018 vencedora em Moçambique foi “resiliência“.

A palavra “enfermeiro”

Profissional de saúde, habilitado a cuidar de doentes em hospitais, clínicas, empresas, escolas, etc. ou no domicílio, é o que diz a Priberam sobre o que é ser ‘enfermeiro’. A escolha da palavra remete para os vários protestos e greves destes profissionais ao longo do ano de 2018.

A segunda palavra mais votada foi “professor”, contrariando todas as expectativas, que apontavam para as palavras “assédio” ou “toupeira”, relacionadas com escândalos que marcaram o ano.

10 anos, 10 palavras

A palavra “incêndios” não constou este ano nas candidatas, tendo sido eleita palavra do ano de 2017. Em 2010 a palavra vencedora foi “vuvuzela”, em 2011 “austeridade”, em 2012 “entroikado”, em 2013 “bombeiro”, em 2014 “corrupção”, em 2015 “refugiado” e em 2016 “geringonça”.

A iniciativa da editora tem como objetivo principal valorizar a riqueza lexical da língua portuguesa e destacar uma de entre um conjunto considerável de palavras. Ao longo de um ano a equipa responsável leva a cabo um trabalho de observação e acompanhamento da realidade da língua portuguesa, seja através dos media ou das redes sociais (cada vez mais determinantes para este tipo de análise interpretativa). Estas observações juntam-se às sugestões recebidas e devidamente votadas pelos portugueses que queiram participar.

Ao identificar um conjunto de palavras mais utilizado pela população portuguesa podem chegar-se a conclusões interessantes do ponto de vista social e individual. Para além desta observação e investigação ao longo do ano, a Porto Editora recebe também sugestões online.

LÊ TAMBÉM: JUDITE SOUSA APRESENTA LIVRO SOBRE BOLSONARO ESTA QUINTA-FEIRA NA LIVRARIA LEYA

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
The Handmaid's Tale
‘The Handmaid’s Tale’ estreia em televisão