O início de um novo ano traz consigo um novo calendário cinematográfico. Arrancam as restantes estreias relacionadas com a award season norte-americana, e surge no horizonte um conjunto vasto de outros títulos meritórios.

O Espalha-Factos vem assim sugerir 25 filmes que não podes perder, no grande ecrã e nos serviços de streaming, em 2019.

Terra Franca

A primeira longa metragem de Leonor Teles acompanha a vida de Albertino Lobo. Gravado em Vila Franca de Xira ao longo de dois anos, Terra Franca promete ser não só um filme etnográfico sobre a tradição piscatória, como também explorar a fundo as pessoas da região. Nas palavras da própria realizadora: “Mais que fazer um filme etnográfico sobre a tradição piscatória, queria mostrar estas pessoas”.

Considerando a intimidade do projeto e o talento que Leonor Teles já tinha demonstrado em Balada de um Batráquio, Terra Franca é certamente um filme que não deve ser ignorado. Estreia a 10 de janeiro.

Fonte: Uma Pedra no Sapato

Vox Lux

Celeste (Natalie Portman) é uma cantora pop cuja carreira começou à conta de uma tragédia nacional, na sua adolescência. Agora já adulta, tem de lidar com o escrutínio público, um escândalo que ameaça a sua carreira, e a sua filha adolescente. Vox Lux é o seu sexto álbum, que conta com canções originais de Sia. A crítica tem elogiado a prestação de Portman. Estreia a 10 de janeiro.

Fonte: Observatório do Cinema

Uma Luta Desigual

Felicity Jones protagoniza esta biopic sobre Ruth Bader Ginsburg. O filme retrata a luta de Ginsburg pela igualdade de direitos entre géneros e todos os obstáculos que teve de ultrapassar para poder ser a primeira mulher no Supremo Tribunal de Justiça americano. Estreia a 10 de janeiro.

Uma Luta Desigual

Fonte: Divulgação

Maria, Rainha dos Escoceses

A Inglaterra e a Escócia estão sobre o poder de Isabel I (Margot Robbie), quando a carismática Maria Stewart (Saiorse Ronan) regressa ao seu país natal, a Escócia, para reclamar o seu direito ao trono. Um luta de matriarcas numa sociedade masculina, as duas primas têm de aprender a jogar o jogo do casamento e da independência. Estreia a 17 de janeiro.

Mary queen of scots

Fonte: Working Title/Focus Features

Glass

M. Nigh Shyamalan regressa com Glass. Esta produção é tida como a terceira e última parte de uma trilogia iniciada em 2000 com o filme O Protegido, protagonizado por Bruce Willis e Samuel L. Jackson.

A segunda parte desta “saga” só se afirmou como tal nos últimos minutos de Fragmentado, filme de 2016 protagonizado por James McAvoy. Bruce Wills, Samuel L. Jackson e James McAvoy regressam aos seus papéis. Estreia a 17 de janeiro.

 

Fonte: Horror Fuel

 

Green Book – Um Guia Para a Vida

Realizado por Peter Farrelly, de Doidos por Mary (1999), Green Book é um filme baseado numa amizade verdadeira, que transcendeu as restrições raciais, de classe e sociais, no início dos anos 60. Protagonizado por Viggo Mortensen e por Mahershala Ali (vencedor do Oscar para Melhor Ator Secundário por Moonlight, 2016), narra a história de Tony Lip, um segurança contratado como motorista do pianista Don Shirley, em digressão pelo sul dos EUA, durante a época da segregação. Nomeado a cinco Golden Globes, incluindo Melhor Filme de Comédia, promete ser um nomeado de peso nos Oscars. Estreia a 24 de janeiro.

Fonte:Cleveland Scene

À Porta da Eternidade

Após A Paixão de Van Gogh (2017), obra pioneira da animação, chega-nos agora uma outra interpretação da vida do impressionista.

Julian Schnabel, criador do célebre O Escafandro e a Borboleta (2007), conduz Willem Dafoe neste papel que lhe valeu já o Prémio de Melhor Ator no Festival de Cinema de Veneza (2018), bem como a nomeação para Melhor Ator  – na categoria de Drama – na próxima edição dos Globos de Ouro. À Porta da Eternidade procura afirmar-se como o recapitular de cenas da vida deste génio, e não uma biografia convencional. Estreia a 31 de janeiro.

Fonte: Parade

Destroyer – Ajuste de Contas

Nicole Kidman está nomeada ao Golden Globe por Melhor Atriz na categoria de Drama com Destroyer, um filme noir realizado por Karyn Kusama, de O Corpo de Jennifer (2009) e The Invitation (2015). Kidman interpreta Erin Bell, uma detetive da polícia de Los Angeles que no início da carreira trabalhou à paisana com um gangue no deserto da Califórnia, numa operação que terminou tragicamente. Com a reemergência do líder do gangue anos depois, a detetive vai retomar o trabalho por entre os restantes membros e reexaminar o seu passado, afim de confrontar os seus demónios. Estreia a 31 de janeiro.

Fonte: Distribuição

A Favorita

A Favorita é um dos favoritos aos Oscars. Para os Golden Globes, já este fim-de-semana, arrecadou cinco nomeações. O filme de Yorgos Lanthimos passa-se na corte da Rainha Ana, na qual quem governa o país é a sua amiga, Lady Sarah (Rachel Weisz). Quando uma nova aia, Abigail (Emma Stone), chega ao palácio, o seu charme leva-a até Sarah. Abigail vê, então, uma oportunidade de regressar às suas raízes aristocráticas—a qualquer custo. Estreia a 7 de fevereiro.

Fonte: The Playlist

Cafarnaum

Cafarnaum, obra da autoria da realizadora libanesa Nadine Labaki, venceu o Prémio do Júri na passada edição do Festival de Cinema de Cannes. Encontra-se agora nomeado na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira nos próximos Globos de Ouro, que acontecem já no próximo domingo, dia 6 de janeiro. Está ainda entre os potenciais nomeados ao Oscar.

O filme narra a história de Zain, uma criança de 12 anos que está a processar os pais por o trazerem ao mundo sem meios para o sustentar. Estreia a 7 de fevereiro.

Fonte: Mooz Films

Todos Sabem

Filme de abertura do Festival de Cannes do ano passado, Todos Sabem é a mais recente obra de Asghar Farhadi, realizador e argumentista iraniano, por duas vezes vencedor do Oscar para Melhor Filme Estrangeiro (Uma Separação, de 2011, e O Vendedor, de 2016). Protagonizado por Penélope Cruz, Javier Bardem e Ricardo Darín, o filme começa com o regresso de Laura, a viver em Buenos Aires, à sua terra natal nos arredores de Madrid, a motivo do casamento da sua irmã. A viagem é perturbada quando ocorre um rapto, e segredos de família virão ao de cima. Estreia a 14 de fevereiro.

Fonte: Hollywood Reporter

Vice

Um forte candidato aos Oscars e nomeado a seis Golden Globes incluindo Melhor Filme de Comédia, Vice explora o caminho de Dick Cheney, que começou do nada no Texas, até ser tornar no homem mais poderoso do planeta, chegando a Vice-Presidente dos EUA, e redefinindo o país e o mundo com um impacto que chega até aos dias de hoje. Realizado por Adam McKay, ao estilo do seu A Queda de Wall Street (2015), Christian Bale está irreconhecível no papel principal, e Amy Adams tem aqui mais uma forte possibilidade de ganhar um Oscar, no papel da Segunda-dama Lynne Cheney. Estreia a 14 de fevereiro.

vice

Fonte: Annapurna Pictures

Alita: Battle Angel

Num mundo pós-apocalíptico, Alita (Rosa Salazar) é um andróide sem qualquer memória do seu passado e a quem é dado um novo corpo. Em breve, vê-se envolvida em batalhas contra andróides criminosos.

Baseado em Gunnm, uma banda desenhada japonesa criada por Yukito Kishiro, Battle Angel está há mais de uma década a ser desenvolvido por James Cameron. O projeto finalmente arrancou quando Robert Rodriguez foi anunciado como realizador.

Alita conta com alguns dos melhores efeitos especiais da indústria. Se conseguir captar fielmente os temas de existencialismo da sua história original, poderá ser um blockbuster memorável. Estreia no dia 14 de fevereiro.

Fonte: Inverse

Us

Get Out, o primeiro filme de Jordan Peele, foi um enorme sucesso e fez com que muitos considerassem o realizador como uma das novas vozes do cinema de Terror. Dois anos depois, Peele regressa com Us, filme sobre uma família e a sua ida à sua casa de praia que toma caminhos inesperados. Estreia a 14 de março.

Fonte: Hollywood Reporter

Boy Erased

Boy Erased é baseado no memoir do mesmo nome por Garrard Conley. Jared (Lucas Hedges), filho de um reverendo da igreja Batista, é mandado para um campo de conversão heterossexual. O filme arrecadou vários prémios e nomeações, entre elas dois Golden Globes nas categorias de Melhor Ator e Melhor Canção Original (“Revelation”, Troye Sivan, Leland e Jónsi). Estreia a 28 de março.

boy erased

Fonte: Focus

Dumbo

Um novo remake live-action de um filme animado da Disney, Dumbo é realizado por Tim Burton, o conceituado realizador conhecido pelos seus filmes de fantasia. Ganha nova roupagem, a história clássica do pequeno elefante cujas grandes orelhas lhe permitem voar, mas que vai descobrir, juntamente com os seus amigos, que o circo que ajuda a salvar tem um lado negro, prestes a ser concretizado. O elenco conta com Colin Farrell, e ainda com antigos colaboradores de Burton, como Michael Keaton, Danny DeVito, Alan Arkin e Eva Green. Estreia a 28 de março.

Fonte: Walt Disney Studios

Diamantino

Diamantino  – de Daniel Schmidt e Gabriel Abrantes – assinala a estreia de Abrantes no formato da longa-metragem. O filme venceu o Grande Prémio do Júri na Semana da Crítica de Cannes e foi nomeado na categoria de Melhor Comédia Europeia nos European Film Awards.

Carloto Cotta  (As Mil e Uma Noites, Tabu) interpreta Diamantino, um ídolo dos tempos modernos. Uma paródia a Cristiano Ronaldo que nunca se afirma como tal. Estreia a 4 de abril.

Diamantino em Cannes

LÊ TAMBÉM: 2018: O TRIUNFO DE GABRIEL ABRANTES E DO SEU ‘DIAMANTINO’

Avengers: Endgame

O último capítulo dos Avengers não só é o filme mais esperado do ano, como um dos mais antecipados da última década. Desde que deu início ao Universo Cinemático com a estreia de Homem de Ferro (2008), a Marvel tem-nos preparado para este momento. Avengers: Infinity War terminou com Thanos a fazer desaparecer metade da população do universo, incluindo Doctor Strange, King T’Challa, Spider-Man, entre outros. Estreia a 25 de abril.

Fonte: Youtube

LÊ TAMBÉM: TRAILER DE AVENGERS 4 QUEBRA RECORDE

Godzilla II: Rei dos Monstros

Após meia década de espera, eis que chega a sequela para Godzilla de Gareth Edwards. Mas desta vez, o icónico rei dos monstros vai enfrentar uma maior variedade de adversários. Entre os Kaijus confirmados inclui-se Rodan, Mothra e King Gidorah. Os trailers prometem um épico confronto de titãs que merece ser visto no maior ecrã de cinema possível. Estreia no dia 30 de maio.

Fonte: Warner Bros.

Toy Story 4

Em Toy Story 3, Woody, Buzz e companhia despediram-se de Andy e foram acolhidos pela sua nova dona. A história parecia ter terminado, mas a Disney arranjou um novo enredo (e uma nova personagem) para um quarto

filme, que estreia 9 anos depois do anterior. Será uma oportunidade para rever no grande ecrã as personagens com que muitas crianças e jovens cresceram a ver. Estreia prevista para junho.

Fonte: Youtube

Once Upon A Time In Hollywood

Qualquer filme realizado por Tarantino é digno de atenção, e a nona obra do cineasta certamente não será exceção. A história segue um ator de TV e o seu duplo pela Los Angeles de 1969, altura dos assassinatos de Charles Manson. Leonardo DiCaprio e Brad Pitt são as estrelas principais de um elenco que ainda contém nomes como Al Pacino, Margot Robbie, Tim Roth e Kurt Russell. A estreia está prevista para agosto.

pessoas

Fonte: Sony

Joker

Devido à enorme popularidade do personagem, era apenas uma questão de tempo até que Joker recebesse o seu próprio filme a solo. Mas em vez de expandir a versão de Jared Leto que foi introduzida em Esquadrão Suicida (2016), o realizador Todd Phillips decidiu que o seu Joker seria um filme a solo separado da continuidade do atual Universo Cinemático da DC.

Com Joaquin Phoenix a interpretar o icónico vilão, Joker tem o potencial de oferecer uma experiência bem diferente da de qualquer outro filme de super-heróis. Estreia no dia 3 de outubro.

joker

Fonte: Todd Phillips/Instagram

Star Wars: Episódio IX

O último filme da mais recente trilogia da saga Star Wars vai fechar uma era que começou em 1977, quando conhecemos Luke Skywalker, personagem que morreu no capítulo anterior quando se sacrificou para lutar contra a First Order, permitindo que Leia, Rey, Finn e companhia escapassem. O filme tem data de estreia marcada para dezembro

Star Wars VII - O Despertar da Força

Fonte: Youtube

The Irishman

A Netflix continua a dar cartas na indústria, ao arrecadar mais um original encabeçado por um dos melhores realizadores da sua geração: Martin Scorsese. The Irishman baseia-se na história real de Frank Sheeran, um homem com filiação à Mafia. Para além de ser a nona colaboração entre Scorsese e Robert De Niro, também é a quarta entre De Niro e Al Pacino.

Apesar de ainda não ter uma data de lançamento concreta, Irishman vai estar disponível na Netflix ainda durante este ano. Tal como aconteceu com o recente Roma (2018), The Irishman terá uma estreia nas salas de cinema antes de ser disponibilizado nos serviços de streaming.

Fonte: IMDb

 

Zombieland 2

Zombieland (2009) é um acarinhado misto de comédia e filme de terror apocalíptico. O elenco de luxo incluiu estrelas como Emma Stone, Jesse Eisenberg e Abigail Breslin  – saída da nomeação ao Oscar – Woody Harrelson, e um emblemático cameo de Bill Murray.

Fonte: Relativity Media

Dez anos depois, chega a sequela para a qual regressam todos os personagens principais. Ruben Fleischer retorna também à cadeira da realização. Zombieland 2 estreia nos Estados Unidos a 11 de outubro de 2019. Ainda não tem data prevista para Portugal, mas estamos confiantes que estreará ainda este ano.

Artigo redigido por Adriano Ferreira, Diogo Leal Magalhães, Gonçalo Silva, Maggie Silva e Matilde Castro.

(Nota: As datas de estreia apresentadas podem vir a ser alteradas)