muito barulho por nada
Foto: VisualHunt

Projeto da companhia de teatro ASTA recebe prémio europeu

Foi esta quarta-feira anunciado que o projeto Tell Me – Theatre for Education and Literacy Learning of Migrants in Europe, que envolve a companhia ASTA – Teatro e Outras Artes, da Covilhã, foi distinguido com um prémio europeu.

Segundo a ASTA, o projeto de âmbito europeu foi distinguido com o European Language Label. A cerimónia de entrega do prémio terá lugar no Europe Festival, de 7 a 9 de maio, em Florença, Itália.

Atribuído anualmente a projetos e iniciativas que promovam o acesso e aprendizagem das diferentes  línguas, através de formas inovadoras, o prémio foi entregue a esta instituição, uma vez que o projeto Tell Me tem o teatro como ferramenta para o ensino e integração de migrantes.

Com coordenação e desenvolvimento a cargo de Sérgio Novo, presidente e diretor artístico da ASTA, este é um projeto europeu ímpar no campo do ensino não formal da língua e da matemática. Foi desenvolvido nos últimos dois anos, tendo juntado, num consórcio europeu, várias estruturas que se dedicam ao ensino e à arte dramática. Este projeto pioneiro foi financiado pela União Europeia ao abrigo do programa Erasmus +.

No âmbito do projeto experimental, que foi concluído com enorme êxito, foram desenvolvidas várias ferramentas e metodologias ao longo de dois anos de trabalho e pesquisa que decorreram  não só em Portugal, mas também em Itália e na Suécia.

Aquisições

A equipa pedagógica e criativa do projeto desenvolveu vários materiais didáticos, entre os quais se encontra um manual para o ensino da língua e da matemática, disponível em cinco idiomas (Português, Inglês, Italiano, Sueco e Turco), e que está disponibilizado no site do projeto.

A ASTA

A ASTA foi a companhia escolhida para representar Portugal nesta metodologia, “que visa ensinar as populações migrantes na aprendizagem da língua e da matemática ao chegarem a um país desconhecido, com uma língua desconhecida“.

Esta companhia promove a Cultura a nível nacional e internacional, através das artes performativas, não esquecendo o envolvimento da sociedade e o cariz social que compete às artes, principalmente ao teatro.

teatro
Foto: página oficial da ASTA no facebook

Além da ASTA, a equipa do projeto junta as associações IFALL – Integration for Alla de Örkelljunga (Suécia) e os organismos italianos Nuovo Comitato (associação criada pelo Nobel da Literatura Dario Fo, representada pelo seu filho Jacopo Fo, diretor científico do projeto) e a ANL – Associazione Nuovi Linguaggi.

teatro
Foto: Página Oficial da ASTA no Facebook

A atribuição do prémio ao projeto Tell Me eleva para vinte o número de distinções nacionais e estrangeiras alcançadas pela companhia de Teatro e Outras Artes da Covilhã, no distrito de Castelo Branco.

LÊ TAMBÉM: OLÁ, EU SOU O PAI NATAL ESTREIA NO TEATRO D. MARIA II

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Ryan Gosling protagoniza ‘Wolfman’, do realizador de ‘The Invisible Man’